Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Toda a China - crónicas de viagem de António Graça de Abreu


O Museu do Oriente foi ao fim da tarde de hoje palco da apresentação do primeiro volume de Toda a China, de António Graça de Abreu, crónicas de viagem deste português que conhece a China desde 1977, quando ainda Portugal não tinha relações diplomáticas com aquele país.

Graça de Abreu (Porto, 1947), era militante do PCP-ML, um grupo maoista que foi a primeira e única organização portuguesa oficialmente reconhecidas pelas autoridades de Beijing durante vários anos. Ele foi para a capital chinesa como tradutor de Português das edições oficiais do regime.


O livro é da Guerra e Paz. À esquerda, Manuel S. Fonseca, da editora. Ao centro, o Embaixador João de Deus Ramos. À direita, António Graça de Abreu

Em 1979, o diplomata João de Deus Ramos iria instalar na capital chinesa os primórdios do que seria a Embaixada Portuguesa e, desde então, mantém contacto com António Graça de Abreu.



Na apresentação do livro, João de Deus Ramos disse que António Graça de Abreu terá sido, ao longo de 500 anos de contactos luso-chineses, o único português que viajou por toda a China. Literalmente, já que o autor visitou todas as 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 municípios centrais 2 regiões administrativas especiais em que a República Popular da China está administrativamente dividida. E também visitou Taiwan, uma república, considerada por Beijing como uma província rebelde.


"Nenhum português falou assim da China. Por uma razão: o autor deste livro é o português que mais bem conhece a China. Toda a China", lê-se na contra-capa


António Graça de Abreu, que tem laços familiares com a China, fez ao longo das três últimas décadas repetidas viagens a um país do tamanho da Europa e com províncias do tamanho da França. As suas crónicas relatam esses percursos e os contactos com as gentes e as paisagens. Feitos de avião, de autocarro, carro, bicicleta, a pé ou de camelo... O segundo volume sairá em 2014.


Conhecemos António Graça de Abreu há cerca de duas décadas, quando a nossa actividade era mais sínica que horológica. O autor tem dezena de meia de obras dedicadas à sinologia e às relações luso-chinesas.


Uma dedicatória para Estação Cronográfica

Sem comentários: