Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Em 1913, os materiais radioactivos, usados nomeadamente na relojoaria, anunciavam-se sem problemas


Há um século, anunciava-se sem problemas materiais radioactivos. A Radium do Dr. O. Rentscher, responsável pelo Banque du Radium, de Zurique, Suíça, dava "garantias sérias". (Arquivo Fernando Correia de Oliveira). A indústria relojoeira usou materiais radioactivos nos ponteiros e marcadores dos mostradores, devido às suas propriedades luminescentes. Esses materiais (rádio, tritium...) foram sendo proibidos a partir dos anos 60 do século passado por outras substancias fotoluminescentes não radioactivas, embora o tritium ainda seja empregue hoje em relógios de mergulho. Saiba mais aqui.


Algumas marcas que, já em em 1910, usavam rádio nos seus produtos - Nathan Weil, fabricante de mostradores, de la Chaux-de-Fonds; e os Lipmann Fréres, de Besançon, França. (Arquivo Fernando Correia de Oliveira)


E, ainda em 1940 e 1941, em plena Guerra Mundial... anúncios da Monnier Radium, um mostrador visível mesmo em tempo de recolher obrigatório, quando de noite as luzes eram poucas, "impossível de apagar" (Arquivo Fernando Correia de Oliveira)


Sem comentários: