quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Richard Mille usa pela primeira vez carbono NTPT® nas caixas
A manufactura relojoeira Richard Mille acaba de anunciar o uso de um novo material - carbono NTPT® (North Thin Ply Technology) - na caixa do primeiro RM 011 NTPT® com caixa de carbono.
Originalmente desenvolvido para as velas de barcos de corrida, o carbono NTPT® tornou-se rapidamente num material muito procurado nos meios náuticos.
As velas feitas desse material são muito leves e resistentes. O carbono NTPT®, que se tornou numa referência entre os materiais compósitos, tem sido também usado nos chassis dos carros de Fórmula 1, ou na aeronáutica, na fuselagem do avião Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar.
A superfície do carbono NTPT® apresenta ondulações extremamente regulares, dado que o material é composto por múltiplas camadas de filamentos paralelos, obtidos pela divisão das fibras de carbono. Estas camadas, com uma espessura máxima de 30 microns, são impregnados com resina e depois cozidas num forno especial que modifica em 45 graus a sua orientação, criando assim o efeito visual que lembra sulcos na madeira.
Aquecido a 120 graus e a uma pressão de 6 bars, o NTPT® está pronto para ser cortado numa máquina CNC na fábrica de caixas Proart, da Richard Mille. Comparado com outras fibras de carbono, o NTPT® melhora em 25 por cento a resistência a partir e emm 200 por cento a resistência às micro-rupturas.
O NTPT® servirá de caixa ao novo RMAC1, com calibre automático, um cronógrafo com flyback. O calibre, feito inteiramente de titânio, tem autonomia de 55 horas, garantida por dois tambores de corda e por um rotor de geometria variável..
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário