Luca Buccellati, da terceira geração da casa de alta joalharia italiana fundada em 1919 em Milão por Mario Buccellati, está por estes dias em Lisboa para o lançamento da marca - um exclusivo do grupo Tempus e que fica disponível no espaço Boutique dos Relógios Plus Art na Avenida da Liberdade.
Em conversa informal com a imprensa, Luca Buccellati sublinhou que, apesar de o grupo de luxo Richemont (o maior do mundo em termos de alta relojoaria) ter adquirido em Setembro de 2019 a totalidade do capital da empresa familiar, os Buccellati continuam a ter a sua gestão diária e filosofia criativa, fiel ao ADN desta marca centenária.
"Temos orgulho nos nossos ourives e cravadores, a herança de saber fazer foi passando de geração em geração", disse. "Se uns colaboraram com o meu avô, outros colaboraram com os meus país, e os netos, das mesmas famílias, colaboram agora comigo e com a minha irmã".
Lucrezia, Andrea, Maria Cristina e Luca Buccellati
Líder nacional no setor da importação e distribuição de relojoaria e joalharia, o Grupo Tempus amplia a sua oferta no segmento estratégico do negócio da joalharia de luxo com a inclusão da Buccellati no seu portefólio. "Só estamos nos melhores sítios, e este é o melhor sítio para estar", referiu Luca Buccellati.
"O estilo Buccellati é o da joalharia de arte, e a marca é sinónimo de peças únicas, fortemente inspiradas na Idade Média ou na época do Renascimento. O seu estilo emblemático inclui renda dourada, cascadas de pedras semipreciosas e misteriosos reflexos de metais preciosos. Um estilo, passado de geração em geração, e que resulta de mais de cem anos de criatividade: a verdadeira afirmação de um estilo intemporal e de um know-how único", lê-se no comunicado distribuído à imprensa.
O seu fundador, Mario Buccellati, conhecido como “O Príncipe dos Ourives”, desde cedo se iniciou no mundo da joalharia, com uma experiência muito jovem na aristocrática joalheira Beltrami e Besnati, em Milão. Entre o La Scala e a Galleria, aprendeu e desenvolveu as melhores técnicas de ourivesaria e, sempre atento e curioso, captou na perfeição o elegante ‘Milanese spirit’.
Foi no final da 1ª Guerra Mundial, em 1919, que Mario Buccellati abriu a sua primeira loja, em Milão, distinguindo-se desde logo pela aplicação das suas próprias técnicas de joalharia, como o ‘lace’, o ‘tulle’ ou o ‘honeycombing’. Mais tarde, surgiram outras técnicas de gravação, como o ‘telato’, ‘rigato’, ‘segrinato’ e ‘ornato’, que elevaram a uma forma artística as peças Buccellati - nomeadamente pulseiras e outros acessórios de beleza –, e que tornaram a marca numa referência no mundo da joalharia.
Apesar de novas tendências e movimentos, as coleções da marca permanecem ainda inspiradas em desenhos de arquivos históricos e nas primeiras criações do seu fundador. Com o passar dos anos, e com o sucesso da marca, a Buccellati estreou-se noutras categorias de peças, nomeadamente na Joalharia em Prata, Decoração em Prata e ainda na relojoaria.
A primeira expansão internacional da marca aconteceu em 1951, com a abertura da sua loja em Nova Iorque. A Buccellati está hoje presente em Nova Iorque, Chicago, Londres, Moscovo, Tóquio, Hong Kong, Pequim, Xangai, em numerosas cidades italianas, e em Paris.
A Buccellati diferencia-se pelo uso de pedras raras com cores extraordinárias, misturadas com ouro branco e ouro amarelo, materiais excecionalmente esculpidos como rendas. Hoje, as joias Buccellati destacam-se pelo seu design e pelas técnicas aplicadas na sua criação, como a técnica de gravura à mão, que data das antigas tradições de ourivesaria da “bottega” italiana durante o período do Renascimento.
As formas das coleções são todas inspiradas em desenhos de arquivo e pelas primeiras criações do fundador, Mario Buccellati.
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