sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Meditações - os rigores do momento e do espaço
Será o presente um lugar do qual ninguém deve tentar escapar? Se assim for, parece-me tristemente parecido com uma prisão. Às pessoas que vivem aqui e agora recomendo a terapia da imaginação. Talvez se viva igualmente bem noutro tempo e noutra realidade, diferentes dos rigores do momento e do espaço que no imediato nos dizem respeito. Só será ficção científica não querer viver no aqui e no agora para quem tiver na ciência da realidade a certeza da ausência da ficção.
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Grande Prémio de Relojoaria - vote no seu preferido
Participe no Grande Prémio de Relojoaria. Escolha o relógio preferido, entre aqueles que passaram à shortlist da iniciativa organizada pelo Anuário Relógios & Canetas. O mais votado será o vencedor na modalidade Escolha do Público. Tem até à meia-noite de 11 de Dezembro. Vote aqui.
Meditações - o presente e a realidade
Se há pelo menos três tipos de tempo diferentes, existentes no passado, no presente e no futuro, por que tem de ser entregue ao segundo o monopólio de viver na realidade?
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Meditações - o futuro é um cenário moldável
Até o futuro é preferível ao presente. Quero deixar expressamente claro que não sou uma pessoa de futuro e chego a ter algumas dificuldades com quem assim é. Mas até o futuro é preferível ao presente. O futuro, como o passado, pode ser usado com muito mais imaginação do que o presente. Com frequência projecto cenários futuros fantásticos, que me tratam bem e favorecem. No futuro consigo o que no presente não há maneira de acontecer. Tal como o passado, o futuro é um cenário moldável e dado a liberdades que o presente, abrutalhado que é, faz questão de impedir.
terça-feira, 19 de novembro de 2024
Exportações relojoeiras suíças - quebra continua
As exportações relojoeiras suíças caíram no mês passado 2.2% em valor, comparado com Outubro de 2023. Nos primeiros 10 meses do ano, a quebra é de 2.6%. Em quantidade, a quebra em Outubro foi de 170 mil unidades. China e Hong Kong, com quebras acentuadas, são os responsáveis pela situação. Portugal, que nem sequer aparece nos 30 principais mercados nesse mês, está no 29º lugar no acumulado de 2024, com -4.0% em valor.
Meditações - O presente é um mono
Quando a minha mulher me acusa justamente de eu viver no passado, tento explicar-lhe que o presente é um lugar desinteressante. Qual o interesse que a vida de agora tem? Desconheço-o. O passado, por outro lado, é uma vida muito melhor em que recordamos coisas boas ou más mas que, sobretudo, podem ser alteradas de acordo com a nossa vontade. Gosto muito de viver no passado porque consigo mexer nele a meu favor como no presente não consigo. Recordo momentos que aconteceram e traduzo-os de acordo com as minhas conveniências de agora. O presente é um mono.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Grande Prémio de Relojoaria - júri já escolheu a shortlist
Complicação:
Desportivo:
Masculino:
Feminino:
Design:
Quotidiano:
Num périplo relojoeiro pela Galiza e Astúrias
Estivemos por estes dias na Galiza e nas Astúrias, num périplo por espaços públicos e museológicos, colecções públicas e privadas relacionadas com o Tempo e os seus medidores, os relógios. Uma reportagem que sairá na 28ª edição do Anuário Relógios & Canetas, a ser lançada a 12 de Dezembro, em sessão na Sociedade Portuguesa de Geografia.