Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Peça Maria João Bahia em prata - tem até 15 de Outubro para participar


Relógios Ebel, 1981

(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Escreva à mão e habilite-se a uma Montblanc Meisterstück


A Montblanc continua a assinalar o centenário do icónico modelo Meisterstück, lançando agora um concurso para celebrar o poder da palavra escrita, oferecendo aos vencedores uma viagem à Montblanc Haus, em Hamburgo, e uma caneta de tinta permanente Meisterstück.

O concurso convida os participantes a escreverem à mão uma história convincente sobre O Poder da Escrita. O concurso decorre até 31 de Outubro de 2024 em vários países europeus, e selecionará cinco vencedores, um por cada língua participante (francês, alemão, italiano, português e espanhol).


Para participar do concurso 'Let's Write' da Montblanc, os interessados podem visitar uma das boutiques participantes, onde um conjunto de papel Montblanc dedicado está disponível mediante solicitação. Cada conjunto inclui um envelope pré-carimbado e pré-endereçado no qual a história pode ser facilmente enviada pelo correio.


Todos os trabalhos devem ser escritos à mão numa única folha A4 de dupla face. Uma vez submetidas, as histórias serão lidas por um júri de especialistas composto por autores e jornalistas de renome de várias áreas, juntamente com representantes locais da Montblanc, para apurar os cinco vencedores. Após o concurso, as histórias escolhidas serão imortalizadas num livro que estará disponível para leitura em todas as boutiques participantes.

Os relógios Maserati no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Janela para o passado, 1985 - sofás

Meditações - tempo e paciência

domingo, 29 de setembro de 2024

Relógios Corum, 1981


 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Há 75 anos - Genebra inaugura o seu primeiro salão de relojoaria


 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Há 75 anos, era inaugurado em Genebra o Salão “Montres et Bijoux”, coincidindo a sua primeira edição com os 2 mil anos da fundação da cidade por Júlio César, em 58 a.C.

Em 1942, estava-se em plena guerra mundial, e a Suíça, tal como Portugal, manteve-se neutral ao longo do conflito, mas sofreu, claro, as suas consequências. Nomeadamente com a quebra na exportação de relógios. 

Embora isso fosse compensado com a exportação de calibres para a Alemanha, nomeadamente através de Portugal, para servirem de temporizadores às bombas nazis. Mas isso é outra história, que já abordámos, nomeadamente em História do Tempo em Portugal.

“Montres et Bijoux”, que era para ser um evento único, decorreu no Museu de Arte e de História da cidade. Aberto apenas a marcas suíças, foi durando até 1960, quando se abriu a outras nacionalidades. E durou assim até 1982. Pode considerar-se o precursor do Salão Internacional de Alta Relojoaria, hoje Watches & Wonders, que nasceria em 1991.

Desde 1959, e paralelamente ao “Montres et Bijoux”, houve um “Prix de la Ville de Genève de la Montre et de la Joaillerie”, antepassado do actual Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG).

Por Portugal, em 1940, inicia-se a publicação de Cronos, Revista Cronométrica, uma “revista mensal ibero-americana dos relojoeiros de Espanha, Portugal e países americanos”. Dirigida por Henrique Pires, e depois por Alcindo A. Augusto, a Cronos publica-se até 1949.

Por essa altura, ocorre no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, uma “Exposição Suíça de Relógios”, iniciativa da indústria relojoeira e demonstrativa da importância que o mercado português sempre teve para aquele país, especialmente no capítulo dos relógios de pulso (relojoaria fina). Segundo relato da Cronos – Revista Cronométrica, além de peças de museu, estiveram patentes o relógio que à altura era o mais pequeno do mundo (14x12 mm) e aquele que era o mais fino (3 mm), os dois no stand da Omega.

Memorabilia - porta-cartões relógios Patek Philippe

Os relógios Maurice Lacroix no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Janela para o passado, 1985 - manteiga

Meditações - o tempo das crianças

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Boutique Patek Philippe abre na Avenida da Liberdade

Thierry Stern, Presidente da Patek Philippe, esteve hoje em Lisboa, para a inauguração da primeira Boutique da Patek Philippe na Península Ibérica, situada na Avenida da Liberdade.

Nas fotos, o Presidente da manufatura relojoeira genebrina; Pedro Rosas, CEO da David Rosas, representante exclusivo da marca para Portugal desde 1984; e Mario Giménez diretor-geral da Patek Philippe España, responsável pelos pontos de venda Patek Philippe no mercado ibérico, distribuídos por Espanha, Portugal e Andorra.




Basel 1981, antes da feira de relojoaria se chamar Baselworld...

(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Os relógios Panerai no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Janela para o passado, 1962 - Bosch

Há 20 anos - uma ida a La Côte-aux-Fées, com a Piaget

Há vinte anos, mais ou menos por esta altura, estávamos em La Côte-aux-Fées, Suíça, no âmbito das comemorações dos 130 anos da Piaget. A manufactura tem nessa pequena localidade as suas raízes históricas.

Da esquerda para a direita: Edouard Cottin, na altura responsável pela Piaget na Península Ibérica; o relojoeiro responsável pela unidade de La Côte-aux-Fées; a relações públicas da Piaget ibérica; Dora Troncão, da Internacional Horas & Relógios (extinta); José Manuel Moroso, do Expresso; Jorge Diniz, da Relógios & Jóias (extinta); Fernando Correia de Oliveira, na altura Editor de Sociedade do Público, (arquivo Fernando Correia de Oliveira). Para saber mais, leia aqui.

Meditações - desde o princípio dos tempos

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Federação Relojoeira e Ebauches SA abrem loja de relógios suíços em Pequim, 1981


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

A primeira ofensiva dos relógios suíços no mercado chinês desde a tomada do poder pelos comunistas, em 1949. Doze marcas de baixa gama passaram a estar disponíveis em Pequim. Apenas em 2004 a Alta Relojoaria suíça avançava com acções junto de um mercado que é, actualmente um dos principais destinos das exportaçoes relojoeiras helvéticas.

Coisas do Ephemera - Núcleo do Tempo recebe mais umas centenas de calendários de bolso

Coisas do Ephemera. São seis dossiers, com cerca de 2 mil calendários de bolso. Versam o mundo infantil, militaria, monumentos, heráldica, desporto, telecomunicações, política, numismática, alimentação e bebidas, religião, erótica e pornografia, entre outros temas.

Foram dados por um coleccionador ao Centro de Actividades Sociais de Miratejo (CASM). Que hoje os entregou ao maior arquivo privado do país. Uns irão para o Núcleo de Política, outros para o Núcleo de Desporto. Alguns, para o Núcleo de Gastronomia. Os restantes, irão fazer companhia aos milhares de calendários de parede, mesa e bolso que já estão no seu Núcleodo Tempo. Obrigado CASM.