Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Relógios JeanRichard relança-se - reportagem no Fora de Série Especial Relógios 2013


JeanRichard relança-se - reportagem no Fora de Série Especial Relógios 2013:

Na senda de Daniel JeanRichard

Por terra, mar e ar

Fernando Correia de Oliveira, em La Chaux-de-Fonds

Trás no seu nome toda uma carga histórica, que não passa indiferente aos conhecedores da relojoaria. Agora no seio de um dos maiores grupos de luxo do mundo, a JeanRichard relança-se, com cores de aventura.

Daniel JeanRichard (1665 - 1741), dito le Bressel, é uma figura mítica do cantão suíço de Neuchâtel. Conta a lenda que, em 1679, um negociante de cavalos trouxe para a região um relógio de bolso comprado em Londres e que se tinha avariado. O jovem Jeanrichard, ferreiro, teve curiosidade em ver o objecto e, autodidata, desmontou-o, arranjou-o e… decidiu fazer um igual.

Começa aí a aventura relojoeira de toda uma região, pois JeanRichard não apenas fundou uma oficina de relojoaria como inventou ferramentas e criou um sistema de produção, conhecido como établissage, em que cada artesão fazia uma parte do relógio. Instalado em Le Locle, treinou os cinco filhos e outros aprendizes, garantindo a continuidade da relojoaria nas montanhas de Neuchâtel. Até hoje.

No início dos anos 1980, o italiano Gino Macaluso, já então dono da Girard-Perregaux, comprou o direito de usar o nome Daniel Jeanrichard e fez ressuscitar a marca, no âmbito do Sowind Group. A dada altura, o primeiro nome, “Daniel”, caiu e a marca passou a chamar-se JeanRichard. Instalada em La Chaux-de-Fonds, produziu em meados da década de 2000 o seu primeiro calibre próprio.

Com a morte de Macaluso, o grupo de luxo PPR aumentou uma participação que tinha no capital do Sowind, passando a maioritário. Apostado em relançar a Girard-Perregaux e a JeanRichard, o PPR, que agora se chama Kering, está disposto a investir a médio e longo prazo no futuro destas manufacturas.

No caso da JeanRichard, pode falar-se mesmo de segundo renascimento. Em evento organizado no coração das montanhas de Neuchâtel (onde poderia ser mais?), a nova equipa dirigente – Michele Sofisti, CEO do Sowind Group, Massimo Macaluso (filho de Gino e CEO da JeanRichard) e Bruno Grande (COO da marca) apresentaram toda uma nova imagem – desde os expositores ao marchandising, passando pelo posicionamento de preço e o lançamento de novas linhas. Desde logo, a linha 1681, em homenagem a Daniel Jeanrichard e à data em que produziu o seu primeiro relógio, passará a ser a única equipada com o calibre JR1000. Para além da caixa redonda já existente, passará também a ter uma outra caixa, coussin. Desta linha serão feitas algumas centenas de exemplares por ano.

Mas o ênfase da nova fase JeanRichard será dado à linha desportiva. “O Tempo é uma filosofia de vida”, será o lema da marca, que quer projectar na sua comunicação a ideia que “não ser apenas um relógio, mas um estado de espírito”. Equipados com calibres ETA, estes relógios terão preços mais acessíveis e cobrirão Ar, Mar e Terra – Terrascope, Aquascope e Aeroscope serão os seus nomes. Todos automáticos, todos com caixas de 44 mm, de aço.

Gente comum, que faz coisas extraordinárias. É este o tipo de pessoas que a JeanRichard pretende para seu embaixador. Durante o jantar em La Chaux-de-Fonds, em directo, através do Skype, o comandante Chesley Burnett “Sully” Sullenberger, III foi a surpresa da noite. Ele foi o herói do voo de 15 de Janeiro de 2009 – aterrou um A320 nas águas do rio Hudson, ao largo de Manhattan, Nova Iorque, depois de ter chocado com aves minutos depois de descolar de La Guardia. A sua perícia, a sua calma, a coragem fizeram com que os 155 passageiros a bordo saíssem ilesos do acidente. Sully será o novo embaixador JeanRichard.

O funâmbulo Nik Wallenda, que tem batido recordes a passear-se num arame (a última façanha foi atravessar o Grand Canyon, sem sistema de segurança) também é embaixador da marca.

A nova imagem JeanRichard passa pelo uso de cores sépia, por embalagens reutilizáveis (podem passar a ser sacos de máquinas fotográficas, por exemplo). E por uma filosofia de proximidade com a Natureza, de evocação de tempo livre, viagens... desafios para viver em pleno.

Com uma produção totalmente mecânica, os novos JeanRichard destinam-se a ser “companheiros fiéis do dia-a-dia”, diz Bruno Grande. “Dedicados a todos aqueles que rejeitam o estereótipo e absorvem o mundo com gostos e distinção, os nossos relógios irradiam uma filosofia muito própria. Eles oferecem o seu tempo a todos aqueles que procuram autenticidade, que apreciam a exclusividade, que apreciam os saberes ancestrais da relojoaria helvética”.

“O nosso público-alvo para a colecção 1681 está numa faixa etária a partir dos 35 anos, com mais poder de compra e que procura trabalho manufacturado”, sublinha. “Já a linha desportiva Terrascope, Aquascope e Aeroscope, mais acessível, pretende conquistar jovens, que tenham sede de explorar o mundo, que queiram conhecer novas pessoas, culturas, paisagens”.

Há 30 anos - o esplendor do quartzo . catálogo francês de 1983 - VI


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Swatch Sistem51 a partir de 15 de Dezembro... para já, só na Suíça


O Swatch Sistem51 estará disponível a partir de 15 de Dezembro em pontos de venda seleccionados na Suíça, anunciou hoje a marca. São, para já, quatro modelos disponíveis deste revolucionário relógio 100 por cento fabricado na Suíça, sem intervenção humana e com característica técnicas inovadoras - é um relógio automático, mas apenas com 51 peças.

Um projecto que levou dois anos a desenvolver, que tem 17 patentes pendentes e que, com os seus cinco módulos fixados por um único parafuso central, dá uma autonomia de 90 horas. Hermeticamente fechado, não tem afinação nem assistência, com a Swatch a garantir uma cronometria superior, para um calibre de 3 Hz. Ainda não sabemos o preço, mas deverá ficar entre os 100 e os 200 francos suíços, algo à volta dos 130 / 140 euros.

Relógios & Canetas online Novembro


Já está disponível na net e na App Store, para descarregamento gratuito, a edição de Novembro do Relógios & Canetas online.

Agenda - Bolsa Suíça de Relojoaria, domingo

Fim de semana de carro grátis com o Anuário Relógios & Canetas e a Europcar


Tem até 15 de Novembro para se habilitar a um fim-de-semana grátis com um carro Europcar. Uma iniciativa conjunta com o Anuário Relógios & Canetas. Saiba mais aqui ou aqui (páginas 8 e 9 da edição de Outubro)

Os desejos de Feliz Diwali do The Art of Jewellery


Os desejos de Feliz Diwali do The Art of Jewellery. O Festival das Luzes, o mais importante na Índia, começa no domingo, 3 de Novembro, e continua por cinco dias, até quinta-feira, 7 de Novembro.

Meditações - finados

Novembro é o mês da saudade
dos que Deus a si chamou
e para os quais preparou
um lugar na eternidade!

João de Castro Nunes

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Relógios Longines patrociona hipismo em Portugal - reportagens no Fora de Série Especial Relógios 2013


Longines patrociona hipismo em Portugal - reportagens no Fora de Série Especial Relógios 2013:

Elegância e atitude

A elegância é uma atitude. O principal lema da Longines guia-a desde há muito nas ligações que mantém com desportos como a ginástica, a esgrima, o tiro com arco ou o hipismo. Neste último, a marca suíça tem conseguido quase monopolizar os grandes eventos internacionais. Chega agora a Portugal, patrocinando os principais eventos hípicos.

No início de 2013, a Longines firmou uma parceria de longo prazo com a Federação Equestre Internacional (FEI) e que envolve o envolvimento da marca numa série alargada de eventos equestres, tanto como cronometrista oficial como patrocinador de provas.

Nestes eventos desportivos, além de prémio monetários, a Longines distribui relógios aos vencedores e, muitas vezes, os seus embaixadores Simon Baker, Aaron Kwok e Kate Winslet contribuem com a sua presença para a notoriedade da marca.

Pela primeira vez este ano, a Longines foi cronometrista oficial do Concurso de Saltos Internacional Oficial CSIO Lisboa, a mais antiga prova do género no mundo realizada sempre no mesmo local. O circuito CSIO reúne os melhores cavaleiros do mundo e, paralelamente a ele, decorre a Taça das Nações da FEI.

Também pela primeira vez, a marca de relógios patrocinou e cronometrou o Longines Global Champions Tour (GCT) na sua etapa em Cascais, Grande Prémio de Portugal. O circuito GCT envolve também cavaleiros de topo. Neste Concurso de Saltos Internacional (CSI), houve uma prova CSI 5, a de máxima dificuldade, com um prize money de 285 mil euros, o maior atribuído em Portugal.

A cadeia de luxo Boutique dos Relógios Plus, detida pelo grupo que importa a Longines para Portugal, também se envolveu pela primeira vez nas provas hípicas de Lisboa e Cascais, expondo ali peças da marca e patrocinando provas.

Os relógios

Enquanto parceira das provas equestres com e sem obstáculos mais prestigiosas do mundo, a Longines criou uma coleção, Conquest Classic, evocativa do mundo equestre, ocorra ele em Chantilly, Hong Kong, Royal Ascot ou Dubai.

A marca “Conquest” foi patenteada através do WIPO a 25 de maio de 1954. Desde então, o nome tem sido utilizado por muitos modelos fabricados pela Longines ao longo de várias décadas.

A Conquest Classic está disponível em três tamanhos. Os modelos de senhora têm diâmetro de 29.50 mm e indicam horas, minuto, segundos e data; estão disponíveis em aço, ouro rosa ou numa combinação de aço e ouro rosa. Com ou sem diamantes na luneta. O mostrador é preto ou prata. Têm calibres automáticos.

Os modelos masculinos, simples ou cronógrafos, também têm calibres automáticos. Com diâmetro de 41 mm, os cronógrafos estão equipados com um movimento automático de roda de coluna especialmente desenvolvido e produzido pela ETA exclusivamente para a Longines. A caixa é de aço, aço e ouro rosa ou apenas ouro rosa. O mostrador preto ou prata indica horas, minutos, pequenos segundos às 9 horas, data e funções de cronógrafo: um contador central de segundos, um contador de 30 minutos às 3 horas e um contador de 12 horas situado às 6 horas. Bracelete de pele preta de crocodilo ou de aço ou aço e ouro rosa, todos com fecho de segurança.

Há 30 anos - o esplendor do quartzo . catálogo francês de 1983 - V


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Um mundo sem tempo?


Créditos da foto, aqui

Artigo sobre a irrealidade do tempo. E se a passagem do tempo fosse mera ilusão? Pode fazer sentido um mundo sem tempo? Obrigatório ler, aqui. Pista a partir de Marisa Tristão.

Chegado(s) ao mercado - Sector Oversize II


Sector Oversize II. Cronógrafo de quartzo. caixa de 48 mm, de aço, estanque até 100 metros. PVP: 189 €


Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva no Salon du Patrimoine, de Paris

Chegado(s) ao mercado - Gucci Latin GRAMMY


A Gucci Timepieces & Jewelry apresenta o último modelo da Coleção Gucci Latin GRAMMY. A caixa, disponível em versões de 42 mm e 37 mm, com o característico motivo GG entrelaçado, em PVD dourado, apresenta o fundo gravado com as palavras "Latin GRAMMY Special Edition". O mostrador preto tem a a superfície composta por uma sucessão de círculos, numa alusão às ranhuras de um disco de vinil, e o bracelete em pele preta coloca em destaque um gramofone — o símbolo dos Prémios Latin GRAMMY. A versão de 37 mm também está disponível com um bracelete em borracha branca e mostrador a combinar. Uma parte dos lucros de todos os modelos da Coleção Gucci Latin GRAMMY reverte a favor da Academia Latina da Gravação e das suas iniciativas de apoio a jovens artistas emergentes no panorama da música internacional e de promoção da consciencialização global para a importância da cultura latina. PVP: 850 € (925 € o tamanho maior)


Chegado(s) ao mercado - Just Cavalli Embrace


Just Cavalli Embrace. Calibres de quartzo, caixas de 40 mm, de aço dourado ou rosa. PVP: 149 € (189 € as versões com pulseiras de metal)


Jóias Choices by DL em exclusivo na Boutique dos Relógios de Oeiras


A Boutique dos Relógios reforça a sua oferta na loja de Oeiras com um exclusivo nacional da marca holandesa Choices by DL, elementos personalizáveis para anéis e brincos. Peças de ouro branco e ou amarelo, com pedras semi-preciosas e ou diamantes.



Thomas Mercer convida

Grande Prémio de Relojoaria de Genebra convida

Calendário Homo Urbanus Europeanus 2014


O fotógrafo francês Jean-Marc Caracci tem um projecto - Homo Urbanus Europeanus - que, como o nome indica, foca situações em meio urbano, na Europa. Na imagem de cima, uma fotografia de Lisboa. Um portefólio sobre a capital portuguesa pode ser visto aqui

Ele edita agora um calendário 2014, com 13 fotos de 30x40 cm, em papel de fotografia, e que custa 60 euros, mais portes de envio.













Backes & Strauss faz parceria com o English National Ballet


A marca relojoeira londrina Backes & Strauss acaba de anunciar uma parceria com o English National Ballet. Tamara Rojo, a Prima Ballerina e Directora Artística do ENB passa a ser a embaixadora da colecção feminina Victoria.

A Backes & Strauss tem uma história de mais de dois séculos em joalharia (foi fundada em 1789) e faz hoje parte do grupo Frank Muller. AVictoria Collection inspira-se em desenhos dos arquivos da casa - um alfinete de peito do século XIX com dois corações ligados.



Com calibre de quartzo e mostrador de madrepérola, o Victoria  ostenta 604 diamantes na versão especial comemorativa da parceria, onde a pulseira também é de ouro branco e diamantes. Caixa de 36 mm, de ouro branco. Disponível em quatro cores.

Meditações - tempo perdido e dinheiro

O tempo por nós perdido
por força da nossa raça
em dinheiro convertido
dava uma pipa de massa!

João de Castro Nunes

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Os 160 anos da Tissot - reportagem no Fora de Série Especial Relógios 2013



Os 160 anos da Tissot - reportagem no Fora de Série Especial Relógios 2013:

Nos 160 anos da Tissot

Revolução no luxo acessível

Fernando Correia de Oliveira, em Le Locle

Uma empresa que produz 4 milhões de relógios por ano e dá assistência com mais uns tantos milhões de peças a 14 mil pontos de venda em 160 países precisava de algo assim. Todo o visitante da Tissot, em Le Locle, admira O Cubo como os astronautas admiram o enigmático monólito extra-terrestre no filme 2001 Odisseia no Espaço.

E a “música” que O Cubo produz é celestial. Toda a logística mundial da Tissot é comandada, desde Agosto de 2010, a partir de um armazém em forma de cubo, fazendo também lembrar o quebra-cabeças de Rubik. São 7.500 metros cúbicos, com capacidade para gerir, por ano, entre 5 a 6 milhões de relógios. Num sistema inédito na indústria, são cinco robots que se encarregam de gerir o armazenamento e entrega de até 12 milhões de artigos – entre relógios e peças. Os cinco robots movem-se até 5 metros por segundo, procurando o que querem nos 32 mil gavetões existentes. Que podem percorrer 540 metros de tapetes rolantes para dentro e para fora do espaço fechado do Cubo.

Qualquer ordem que chegue ao Departamento de Vendas da Tissot é transmitida ao sistema. A caixa com o material requerido será cheia pelos robots em poucos segundos e entregue ao serviço de Expedição. Em caso de incêndio, os detectores lançam um gás inerte para o espaço do Cubo, que entretanto se fechou automaticamente. Nenhum ser humano pode, em circunstâncias normais, entrar na zona do Cubo. Detectores acusam instantaneamente qualquer violação desse espaço.

Em tempo de aniversário – a Tissot foi fundada há 160 anos, em Le Locle, Suíça – visitámos uma das marcas mais globais, hoje pertencente ao Swatch Group. François Thiébaud, que a dirige desde 1996, não esconde o objectivo para 2013 – ultrapassar os 4 milhões de relógios.

Para assinalar os 160 anos, a Tissot editou algumas peças especiais. Um relógio de bolso, por exemplo, inspirado num modelo de 1878. Ou um horas do mundo, o Heritage Navigator, inspirado num modelo de 1953.

Mas o desenvolvimento mais interessante terá sido o lançamento do calibre Powermatic 80, que equipa este ano um modelo masculino – o Luxury Automatic Chronometer; e um feminino – o Luxury Automatic Chronometer Lady Diamonds.

Este novo calibre, com autonomia para 80 horas, em vez das habituais 40 para movimentos automáticos, desenvolvido em parceria com a ETA, outra empresa do Swatch Group, consegue preços muito baixos, devido à base industrial do grupo e às economias de escala. Tem inovações técnicas importantes, como seja o dispensar acertos por parte de um relojoeiro, sem que com isso sacrifique o isocronismo.

O Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC), uma entidade independente, certifica os relógios que aspiram à qualidade de “cronómetro”. Para isso, têm que submeter os seus calibres a testes e, entre outras coisas, não podem ter variações diárias superiores a -4/+6 segundos para o caso de movimentos mecânicos. Em 2012, o COSC certificou 1,7 milhões de calibres, de um total de 30 milhões produzidos na Suíça. Com o Powermatic 80, a Tissot poderá aspirar à liderança da certificação, que tem sido desde há muito comandada pela Rolex, seguida da Omega e da Breitling. Uma autêntica revolução, caso isso venha a verificar-se.

A história da Tisot está recheada de marcos históricos – um relógio antimagnético em 1930. O primeiro relógio de plástico em 1971, o Astrolon, muito antes do Swatch. Mas, já antes, a marca tinha inovado na utilização de materiais – com o RockWatch, em 1985, feito de granito dos Alpes; com o WoodWatch, em 1988, feito de madeira. Mas também inovação técnica – o T-Touch aparece em 1999, o primeiro relógio a usar tecnologia táctil no ecrã.

A marca tem uma forte ligação ao desporto – é cronometrista oficial do MOtoGP, do FIM Superbike, das provas FIBA, AFL e RBS 6 Nações em Râguebi, dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo, Esgrima ou Hóquei no Gelo.

Os Tissot T-Complication Squelette ou Couturier Pequenos Segundos são outras das novidades deste ano especial. Com preços que continuam a fazer jus ao lema “luxo acessível” que a marca usa desde muito antes do termo ter sido banalizado.

Há 30 anos - o esplendor do quartzo . catálogo francês de 1983 - IV


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Chegado ao mercado - Rocco Barocco Wellington


Rocco Barocco Wellington. Calibre de quartzo, caixa de aço dourado ou rosa. PVP: 129 €

Em Madrid, com a Roger Dubuis


Estação Cronográfica está hoje em Madrid, para tomar contacto com as novidades da manufactura genebrina Roger Dubuis, a apresentar em Janeiro no Salão Internacional de Alta Relojoaria de Genebra. Nas imagens, o espaço Roger Dubuis na edição 2013 do SIHH (fotos Fernando Correia de Oliveira)