Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

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domingo, 30 de setembro de 2012

Marcas, precisam-se! A opinião de João Santos, gestor na área do Luxo (Relojoaria)


João Santos, Director Geral da Tempus Internacional, da Cronometria e da Breitling Portugal

Face à crise, a solução será baixar salários, diminuir poder de compra? Ou, como fizeram há muitos anos outros países sem recursos naturais, a aposta está no acrescentar cada vez mais de valor ao que se produz, ao que se exporta?

João Santos, há oito anos na área do Luxo, mais propriamente na importação de Relógios, escreveu para o último número da revista Marketeer, exactamente sobre este assunto. E fala da necessidade de criar marcas de prestígio, a nível global, apoiadas em sectores onde Portugal tem produtos de excelência - do vinho ao calçado, passando pela gastronomia.

Aqui deixamos a transcrição do texto.

Luxo em tempos de crise: Um caminho para Portugal?

“O luxo não é o oposto a pobreza, é sim o oposto a vulgaridade” Coco Chanel

Este artigo não pretende ser um apelo ao consumo, não pretende que passe a consumir produtos de luxo e muito menos pretende ser uma fuga da realidade. Procura antes raciocinar em cima de um mercado que de acordo com a Bain & Co. vale hoje mais de 124 biliões de Euros anuais, cresce a uma insuspeita taxa de 8% ao ano e é transversal a sectores tão diferentes como a indústria agroalimentar ou o calçado, ao têxtil e às bebidas ou ao Turismo e ao mercado automóvel.

Qual a quota portuguesa neste mercado de muitos biliões de Euros de verdadeiro valor acrescentado? Muito pequena no nosso ponto de vista. Razão principal? A inexistência de um trabalho consistente e duradoiro sobre o maior ativo de qualquer marketeer: as marcas.

Porque é que isto interessa a Portugal

Os mercados de Luxo são por norma mercados de grande valor acrescentado e esmagadoramente exportadores. Se não existisse mais nenhuma razão, estas duas, por si só, seriam suficientes para prestarmos atenção a esta realidade.

Se olharmos com detalhe para o mercado de luxo quase todas as grandes marcas são originárias da Europa, com uma pequena exceção para uma meia dúzia de marcas americanas no segmento de moda e acessórios. A Europa conseguiu criar um conjunto de produtos, em vários sectores de atividade, que são únicos e desejáveis em todas as latitudes e quadrantes. O que têm estes produtos em comum? Prestigio, qualidade irrepreensível, tradição, mas acima de tudo uma marca e uma imagem que os torna únicos.

Quando analisamos em pormenor as marcas e os países reparamos que quase toda a velha Europa tem as suas marcas de luxo. Toda não, pois existe um pequeno canto na costa ocidental da Europa que parece não querer saber deste fenómeno: nós em Portugal.

Infelizmente é minha convicção que não estamos a conseguir criar valor com o que temos. O luxo não é exclusivo dos mercados do centro e norte da Europa. Prova disso é a Itália que não está nessa latitude e mesmo Espanha que tem vindo a fazer um trabalho interessantíssimo, veja-se o exemplo da Alta Gastronomia espanhola e da sua atratividade turística.

Há ainda quem diga que a pequena dimensão do nosso mercado tem grandes responsabilidades. Pensem na Suiça, um pais mais pequeno que Portugal, com metade da sua população e mais de 250 marcas dedicadas ao mercado do luxo.

Outros cépticos defendem que nos faltam sectores com produtos únicos. Não posso concordar, pois somos o único país do mundo que tem Vinho do Porto, mas o seu preço médio é incrivelmente inferior ao do Champanhe, do Conhaque, do Armagnac ou até mesmo do Whisky. É verdade que existem exceções, mas também é verdade é que, mesmo com um produto único, não conseguimos ainda que ele tenha um valor tão elevado como outros congéneres.

Tomemos ainda como exemplo o mercado do vinho. Estamos todos de acordo que temos vinhos fabulosos, mas porque razão os nossos grandes vinhos não se conseguem aproximar do valor dos grandes vinhos internacionais? Se não é um problema organolético ou um problema de produção, então é algo que cabe aos marketeers resolver.

A verdade é que temos sectores de alta qualidade, veja-se ainda o caso dos azeites e do calçado, mas faltam-nos mais marcas para criar valor acrescentado e tornar a cadeia de valor virtuosa que o ajude a criar e a desenvolver valor e não a destrui-lo.

Num momento em que tanto se fala da necessidade de mudança de paradigma em Portugal, da necessidade óbvia de voltar a nossa produção para a exportação, falta-nos a variável fundamental para que a competição seja feita com sustentabilidade e sobretudo com valor acrescentado para o país e para as empresas: as marcas!

Não será um trabalho fácil, mas será, com certeza, o melhor contributo que nós Gestores e Marketeers podemos dar para ajudar Portugal e as suas empresas a encontrarem um caminho de prosperidade no trilho de dificuldades que inexoravelmente temos que atravessar e vencer.

Pela minha parte estou completamente disponível para ajudar.

Comentários, críticas e sugestões: jceasantos@gmail.com

Relógios Hublot angaria um milhão de dólares para boxeurs necessitados


No âmbito do primeiro leilão de beneficência da WBC, organismo mundial do boxe em mais de 40 países, a Hublot criou 12 relógios únicos, assinados por 12 campeões. Os relógios foram leiloados num jantar de gala em Las Vegas e renderam um total de um milhão de dólares.

No lendário hotel Bellagio, estiveram Mike Tyson, Sugar Ray Leonard, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Larry Holmes, Tommy Hearns, Roberto Duran, Azumah Nelson, Julio Cesar Chavez, Oscar De La Hoya e George Foreman.

Os 12 Hublot King Power WBC foram feitos para comemorar a primeira acção da WBC Charities, que criou um fundo de pensões para os boxeurs mais necessitados.


Janela para o passado - há 55 anos... vinho Serradayres


Anúncio de 1957 ao vinho Serradayres

Há 50 anos... Factura de Rodrigues, Gonçalves & Neves, Lda.

Factura de Rodrigues, Gonçalves & Neves, Lda., de 30 de Setembro de 1962, emitida a Francisco Sobral Frade, relojoeiro estabelecido em Beja. São referidas as marcas Lince, Moeris (adquirida pela Tissot nos anos 70 do século XX) e Latino.

Memorabilia - caneta e tinteiro Girard-Perregaux


Caneta e tinteiro Girard-Perregaux 

Chegado(s) ao mercado - peças Just Cavalli Circular Snake


Just Cavalli Circular Snake. Peças em aço, aço dourado ou aço prateado, com cristais. Brincos, colares, pulseiras, anéis.


Chegado(s) ao mercado - Frédérique Constant Pavée Amour



A Frédérique Constant lança a Lure of Pavée 2012, nova colecção de relógios automáticos, de senhora. Desenhados por ShuQi, actriz e embaixadora da marca para a China continental desde 2008, que já anteriormente tinha desenhado a colecção Amour.

Com pavé de 90 diamantes no mostrador em madrepérola, estão disponíveis duas versões - com caixa em aço ou aço com plaqué ouro rosa, ambas com outros 48 diamantes na caixa. Janela às 12 horas, mostrando o balanço do movimento. O Pavée Amour é limitado a 888 exemplares de cada modelo.



Eberhard oferece relógio a Gattuso


A Eberhard & Co. acaba de oferecer ao futebolista italinao Gennaro Gattuso um cronógrafo Extra-fort Roue à Colonnes Grande Date 125ème Anniversaire, uma peça que assinala os 125 anos da marca.

Depois de ter jogado nos últimos anos no Milan Football Club, Gattuso mudou-se agora para o suíço Sion, onde pensa acabar a carreira. A Eberhard decidiu assinalar a transferência com a oferta do relógio.
 

Meditações - o rosto do tempo

O tempo não tendo rosto
nem cartão de identidade,
cada qual o pinta ao gosto
da sua mentalidade!

João de Castro Nunes

sábado, 29 de setembro de 2012

Hublot dá festa em Miami, pelo lançamento do King Power 305


A Hublot, celebrando o lançamento da edição limitada Hublot King Power “305”, deu uma festa há dias no W South Beach Hotel & Residences. O convidado especial foi o DJ do Miami Heat, DJ Irie, e a comida esteve a cargo do W South Beach Hotel & Residences, com Dom Perignon à discrição.

Dwyane Wade, Alonzo Mourning, Mario Chalmers, Udonis Haslem, Joel Anthony, Norris Cole, Juwan Howard, James Jones, Gabrielle Union, Lisa Hochstein, Rico Love, Rick Ross, DJ Irie, Ken Gorinowner, e Rick de la Croix, entre outras celebridades de Miami estiveram presentes.

Graham patrocina a Baja 1000 no México


A Graham é o patrocinador exclusivo da Baja 1000, prova lendária que se disputa há 45 anos no deserto mexicano.

A prova decorre de 14 a 17 de Novembro, começando no coração de Ensenada, Baja California, México  e termina mil milhas depois de atravessar a península da Baja California, em La Paz, Baja California Sur, México. Estão inscritos mais de 300 participantes, entre equipas de automóveis, camiões, motos e ATVs.

Eberhard & Co. faz “Les Pommes du Jardin d’Eden” para ajudar na pesquisa do cancro da mama


O projecto “Les Pommes du Jardin d’Eden”, através do qual a organização de solidariedade "Les Amis Suisses de l'Université de Haifa" recolhe fundos para a pesquisa do cancro da mama levada a cabo pelo Dr. Dalit Barkan, apoiado pela Universidade de Haifa, está de volta pelo terceiro ano consecutivo.

O evento, ocorrido há dias no Kempinski Hotel, em Genebra, envolveu várias marcas de luxo, que ali apresentaram criações originais, este ano subordinadas ao tema "maçã".

A Eberhard & Co. escolheu o modelo feminino Gilda e declinou-o respeitando o tema proposto. Uma serpente em ouro branco sobressai da pulseira em pele branca de crocodilo, mordendo uma maçã em ouro rosa, rubis e folhas esmaltadas. O resultado foi “Gilda in the Garden of Eden”, um exemplar único que rendeu 5 mil euros no leilão.

Hermès com nova campanha de comunicação "Le Temps avec soi"


A Hermès apresenta a sua nova campanha institucional para a próxima temporada outono-inverno 2012: Le Temps avec soi – O Tempo a seu favor. Nos relógios, destaque para a campanha com o modelo feminino Cape Cod, com pulseira duas voltas em pele de bezerro (em baixo); e para o modelo masculino Arceau Cronógrafo Automático (em cima). A nova campanha foi fotografada por Nathaniel Goldberg.

Chegado(s) ao mercado - Nautica BFD 102


Nautica BFD 102. Calibres de quartzo, caixas de 44 mm, em aço. Estanque até 100 metros.





Janela para o passado - há 55 anos... Volkswagen, na Guerin


Anúncio de 1957 à Volkswagen, importada pela Sociedade Comercial Guerin, SARL, em Lisboa

Carlos Rosillo (CEO Bell & Ross) feito Cavaleiro da Legião de Honra Francesa


O Diretor do Musée de l’Armée, general Baptiste; Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross; o Governador Militar de Paris, general Charpentier

No evento anual da Bell & Ross, no Hôtel National des Invalides, em Paris, Carlos Rosillo, CEO da marca, foi feito Cavaleito da Legião de Honra Francesa. A condecoração foi-lhe imposta pelo general Christian Baptiste, diretor do Musée de l’Armée.

No evento, foi feita a apresentação da nova coleção Vintage da Bell & Ross, a coleção que nasceu da História. Dois novos modelos estiveram em destaque neste evento: o Vintage WW1 Chronographe Monopoussoir, que reinterpreta os primeiros cronógrafos de pulso usados pelos pilotos nos anos 20, e o Vintage WW2 Régulateur Heritage, um relógio que presta homenagem aos instrumentos de medição do tempo utilizados pelos pilotos dos bombardeiros nos anos 30-40.

Em baixo, o Bell & Ross Vintage WW1 cronógrafo monobotão, a que já nos tínhamos referido aqui.

Chegado(s) ao mercado - DKNY cronógrafos


DKNY Cronógrafos de quartzo, caixas em aço. PVP: 205 € (265 € a versão com bracelete em metal)


Relógios TW Steel chega ao mercado nacional e comunica através da XN Brand Dynamics


A TW Steel, marca surgida em 2005 e conhecida internacionalmente como “Big in Oversized Watches”, chegou a Portugal em 2012 e acaba de entregar a sua estratégia de comunicação e assessoria de imprensa à XN Brand Dynamics.

A TW Steel, com mais de 122 modelos disponíveis, calibres de quartzo, alguns com caixas de 50mm, todas em aço, tem mantido uma especial ligação à Fórmula 1 e a várias figuras do automobilismo. Na foto, o modelo TW Steel Emerson Fittipaldi. Veja mais modelos aqui, aqui ou aqui.

Memorabilia - mints Zenith

J. Borges Freitas - Contrariar a conjuntura económica com aposta no luxo


Ana Freitas, CEO da J. Borges Freitas, junto do stand da empresa na Portojóia 2012

A J. Borges Freitas (JBF), empresa familiar do Porto, no sector da importação de relógios e jóias,  apostou na apresentação de marcas e produtos de luxo na recente edição da Portojóia, o maior certame do género no país.

“Os produtos de luxo continuam a ter uma forte procura e por isso temos de continuar a investir nesta área”, afirma Ana Freitas, CEO da JBF.

A melhor prova desta tendência foi o facto de o relógio mais caro da feira, o El Primero Turbilhão da Zenith, ter sido o centro das atenções da feira e a peça mais procurada pelos visitantes. O valor desta peça é de 47 mil euros, mas segundo Ana Freitas “não faltam clientes para este relógio e, até, para peças com níveis de preços ainda superiores”.

Apesar de este ser o relógio mais caro em exposição durante a feira, a Zenith apresenta outros modelos cujo valor pode ascender aos 300 mil euros. Durante a Porto Jóia a Zenith destacou-se também com a apresentação da nova coleção Pilot, que depois do lançamento em Paris dois dias antes da feira, foi apresentada ao mercado português.

A par da relojoaria, a JBF também esteve presente com joalharia, nomeadamente com peças da Franco Pianegonda, uma nova marca do portfólio da empresa, que conta ainda com as representações de relógios Hermès, U-Boat e Offshore e de joalharia Xen, Plata Pura, Jean-Marc Garel, Character, Cresber e Petit Paris.

De acordo com Ana Freitas, a empresa tem procurado trazer para Portugal o que de melhor e mais exclusivo existe a nível internacional, principalmente no segmento de luxo. “Somos representantes no mercado nacional de marcas como a Hermès, que é simplesmente a marca mais exclusiva e luxuosa do mundo, da Zenith, uma das mais prestigiadas manufaturas de alta relojoaria, e ao nível da alta joalharia da Franco Pianegonda".