sexta-feira, 3 de julho de 2020
Um torno de relojoeiro (doação família Jaime Ferreira de Oliveira)
Este torno centenário, manual (de pedal), serviu toda a vida profissional do mestre relojoeiro Jaime Ferreira de Oliveira (1931 - 2020), com quem privámos durante cerca de 20 anos.
Com o seu falecimento, a família doou o seu espólio a várias entidades. Quanto a nós, e por intermédio de Jorge Pinheiro, Administrador da Sociedade de Relojoaria Independente - SRI, cliente de mestre Jaime durante décadas, coube-nos vária documentação das empresas onde trabalhou, alguns relógios Timex e... , entre outras peças avulsas, este magnífico torno, montado numa bancada com gavetas e recheado de acessórios.
Uma peça a figurar num futuro Núcleo do Tempo, na Casa do Cabeço. Obrigado ao Jorge Pinheiro e à família de Jaime Ferreira de Oliveira.
Jaime Ferreira de Oliveira, no início do século, na sua loja na Cova da Piedade. Era considerado um grande especialista em relojoaria pendular.
Acessórios e ferramentas que acompanhavam o torno e respectiva bancada
Em baixo, cartão de Oficial de 1ª Relojoeiro, do Sindicato das Indústrias de Ourivesaria, Relojoaria e Correlativos do Sul, de 18 de Abril de 1976.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário