Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Há 30 anos - recepção na Embaixada de Portugal em Beijing ao II Raide Macau-Lisboa


Uma foto de há 3 décadas. Foi-nos enviada há dias por Joaquim Correia. Trata-se da recepção, na Embaixada de Portugal em Beijing, da equipa que participou no II Raide Macau-Lisboa. A expedição partiu faz hoje exactamente 30 anos - a 27 de Julho de 1990, saía do Jardim de Camões, em Macau, e terminava a 13 de Setembro na Torre de Belém, em Lisboa.

A distância percorrida foi superior a 21.200 quilómetros (a velocidade média de condução foi de 55 km/h). A realização do II Raide Macau-Lisboa foi um "abraço entre culturas" que se inseriu nas comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

No Facebook há uma página a recordar o raide e foi de lá que retirámos as outras imagens. Pode ver o filme aqui.

Três meses depois, no início de Novembro de 1990, eramos nós quem faria uma expedição Beijing-Lisboa, de combóio - trans-mongoliano, trans-siberiano, Moscovo-Budapeste, Expresso do Oriente (para Ocidente) até Paris, Sud Expresso até Santa Apolónia. Mas isso são outras histórias, que a seu tempo aqui serão recordadas.


Texto de Joaquim Correia:

Breve história dos raides entre Portugal e Macau

As ligações entre Ocidente e Oriente já existem desde há mais de 5000 anos, atravessando lugares que se tornaram lendários e centros civilizacionais tão importantes como a Babilónia, Ninive, Uruk e Arcádia na Mesoptâmia. Eram viagens essencialmente de caracter económico, embora muitos aventureiros aproveitassem para cumprir os seus desafios interiores.

O curso do progresso, porém, alterou-se no inicio do período moderno. No final do século XV, com a epopeia iniciada com Vasco da Gama, estas viagens terrestres começaram a ser gradualmente substituídas por rotas marítimas. Também aqui, como sabemos, existiam trocas comerciais e contactos entre religiões, mas também partilha cultural e muita aventura.

A primeira vez em que estas ligações tiveram caracter essencialmente desportivo ou pelo prazer do desafio foi em 1907, quando o jornal Le Matin organizou o Raide Pequim - Paris em automóvel, passando por pontos intermédios como Zhangjiakou, Ulaanbaatar, Ulan-Ude, Irkutsk, Krasnoyarsk, Omsk, Chelyabinsk, Petropavlovsk, Perm, Kazan, Nizhny Novgorod, Moscovo, São Petersburgo, Vilnius, Varsóvia e Berlim. A extensão total era de 14 994 km, mas os concorrentes podiam escolher o percurso que quisessem. Teve início em 10 de Junho de 1907. Reza a lenda que um incógnito português, partindo de Lisboa, terá acompanhado a corrida, prolongando-a até Macau.

Uma manhã nevoenta de Abril de 1924 foi a data escolhida para o Capitão Brito Paes e os Majores Manuel Gouveia e Sarmento de Beires levantarem voo, com carga máxima, num avião Breguet, a que chamaram Pátria, deslizando na Campo dos Coitos (pista de aviação improvisada), em Vila Nova de Mil Fontes, rumo a Macau.

Muitas peripécias aconteceram durante essa aventura aérea, que não acabou bem, mas que não cabe agora contar. Quem muito se debruçou sobre esta história foi Vasco Callixto, aventureiro das estradas, que em 1978 publicou a primeira edição da sua Viagem a Macau. Sobre o referido raide aéreo, Vasco Callixto redigiu artigos em diversas revistas, que merecem leitura atenta.

Em 1987 a Sagres, uma pequena avioneta, voltou a ligar Lisboa a Macau, mas também aconteceram azares na viagem de retorno…

Em 1988 o antropólogo Zica Capristano e Judite Capristano empreendem uma longa travessia num UMM, ligando Lisboa a Macau e regressando via Bombaim por barco. A viagem encontra-se documentada em livro.

Também em 1988 três UMMs realizaram com êxito o que designaram por I Raide Terrestre Macau Lisboa, abrindo assim caminho a outras expedições semelhantes, onde existia tempo limitado para a viagem. Existe página no facebook e livro publicado.

Em 1990 aconteceu o agora comemorado II Raide Macau Lisboa, onde a componente cultural esteve bem vincada. Quem seguir a página Raide Macau-Lisboa 1990 poderá saber tudo o que foi acontecendo!

Ainda em 1990 José Lisboa, acompanhado por dois músicos sul-americanos há muito radicados no Algarve (Germano Britos e Patricio Madriaga, membros do grupo Narayana) parte de Lagos com o objectivo de integrar o rali-expedição Londres - Pequim. A ideia seria em seguida visitarem Macau. Não temos conhecimento que tenham conseguido o seu objectivo, ou mesmo se o rali se terá realizado!

Em 1999 Tito Baião e João Pereira ligam Macau ao Porto em motocicleta, tendo a editora Na Rota dos Povos publicado livro em 2000.

Terminamos com a curiosa - e, pelo que sabemos, inédita - aventura do casal português que pedalou de Ovar a Macau: Rafael e Tanya levaram um ano, sete meses e seis dias, mas tudo chegou em condições, incluindo as bicicletas! Corria o ano de 2012!










Sem comentários: