As exportações relojoeiras suíças quebraram 21,8 por cento em valor em 2020, comparado com 2019. A queda só não foi mais acentuada porque o mercado chinês, o mais importante, cresceu 20 por cento, em contraciclo com os restantes.
Em relação ao número de peças, em Dezembro, a diminuição foi da ordem dos 12,9 por cento, uma tendência que se tem observado desde há uma década - cada vez menos relógios, cada vez mais caros em preço unitário. A quebra em valor em Dezembro, face ao mesmo mês de 2019, foi de 2,5 por cento.
Quanto a Portugal, registou um aumento espectacular em valor no último mês do ano - 161,5 por cento face a Dezembro de 2019, subindo para 23º mercado. A provável explicação - a abertura em Lisboa, na Avenida da Liberdade, de uma boutique Vacheron Constantin. O alimentar do stock desse ponto de venda deverá estar por detrás deste número.
Mesmo assim, Portugal foi, no acumulado de 2020, o 27º mercado de destino dos relógios suíços, com uma quebra de 35,9 por cento em valor face a 2019.
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