Já tínhamos abordado aqui o tema, vale a pena voltar a ler. Mas agora, é o Ciudadanos, através do seu líder, Albert Rivera, que reclama uma hora para Espanha igual à de Portugal
Segundo a proposta do Ciudadanos, a Espanha deverá atrasar em 60 minutos a sua hora oficial, passando a guiar-se pelo Meridiano Zero, de Greenwich.
Em declarações ao El País, Luis Garicano, coordenador do programa económico do novo partido, a Espanha nunca deveria ter abandonado, no tempo da ditadura franquista, o fuso horário que lhe corresponde. Franco quis, na altura da II Guerra Mundial (1942) alinhar-se com a Alemanha nazi.
Este desfazamento horário, segundo Nuria Chinchilla, catedrática da escola de negócios IESE, tem efeitos negativos na productividade dos trabalhadores, altera os costumes e dificulta a conciliação. Os galegos, num território no extremo oeste da Península Ibérica, e na faixa de longitude semelhante à de Portugal, são dos que mais afastados estão do tempo solar, e dos que mais têm protestado ao longos dos tempos, exigindo uma Hora Legal diferente do resto de Espanha, e alinhada com a portuguesa.
(arquivo Fernando Correia de Oliveira)
O mais irónico disto tudo é que o território espanhol é literalmente atravessado pelo Meridiano de Greenwich. Na foto, auto-estrada entre Zaragoça e Barcelona, no ponto onde se assinala o Meridiano Zero. Leia mais aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário