É já na próxima segunda-feira que aparece a biografia não autorizada de Nicolas Hayek, em alemão, de que aqui fizemos anteriormente referência e de que agora deixamos a capa.
O Tribune de Genève dá hoje alguns pormenores interessantes. Por exemplo, quanto à paternidade do Swatch, o relógio que conseguiu dar a volta por cima e levar à sobrevivência da indústria relojoeira helvética, há 30 anos, face à concorrência asiática do quartzo.
O autor do livro, Jurg Wegelin, um jornalista da área económica, garante que o conceito revolucionário Swatch, nascido em 1978, terá sido ideia de Ernst Thomke, na altura responsável na Ebauches SA. "Quando Nicolas Hayek chegou a essa aventura, em 1985, já tinham sido vendidos 1o milhões de Swatch, já era um sucesso", refere.
Mas que o relógio tenha ultrapassado os 100 milhões de exemplares em 1992, sem o financiamento de Nicolas Hayek, reconhece o autor, isso seria impossível, pois só este homem de apenas 1,65 metros de altura conseguiria convencer os bancos a injectar dinheiro numa PME, transformando-a numa multinacional. E no maior grupo relojoeiro do mundo, o Swatch Group, que alberga marcas que vão hoje desde a Breguet à Flik Flak, passando por Omega, Longines, Tissot...
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
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