Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 17 de julho de 2011

Tempo público lisboeta - 4

No âmbito do evento Passeio pelo Tempo Público de Lisboa, Bibliografia recomendada, para quem quiser aprofundar mais os temas do Tempo, da Relojoaria, da Evolução das Mentalidades a eles ligada:

"O Relógio da República" fala das mudanças estruturais que ocorreram, em relação ao Tempo, na mudança de regime, de Monarquia para República, em 1910.

"Tempo e Poder em Lisboa - O Relógio do Arco da Rua Augusta" fala das relações entre o Tempo e os vários Poderes na cidade - Religioso, Político, Económico, Científico, Social - desde a Idade Média até hoje.
"O Tempo, Portugal e a Modernidade" é uma comunicação feita à Academia de Marinha, sobre o Tempo e a relação que o país tem tido com ele - explicações do atraso lusitano à luz da atávica e doentia perda de tempo...
"Dicionário de Relojoaria - O Universo do Tempo e dos seus Medidores" é o único do género em língua portuguesa, e inicia no mundo do tempo cronológico, dos relógios e do léxico próprio desse universo.

"Relógios de Sol" é o único livro do seu género - fala da ciência gnomónica, do ponto de vista técnico e histórico, e faz um levantamento iconográfico dos relógios de sol em Portugal.

"Relógios e Relojoeiros - Quem É Quem no Tempo em Portugal" é um dicionário de personalidades e instituições importantes para o Tempo nacional. O único levantamento do género alguma vez feito em língua portuguesa.
"Manuscrito Anónimo de Relojoaria na Academia de Ciências de Lisboa" é uma comunicação realizada naquela instituição, a propósito da descoberta e contextualização de um manuscrito sobre Cronómetros de Marinha e a maneira de melhorar o seu comportamento.

"Cronologia do Tempo em Portugal" trata das datas mais importantes do Tempo nacional.

"História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal" é produto de um trabalho de investigação ao longo de uma década, publicado em 2003, e base para investigações futuras. Foi considerada uma das mais importantes obras de ensaio nesse ano. Leitura recomendada na entrada "Time in Portugal" da Wikipedia.

"500 Anos de Contactos Luso-Chineses" tem capítulos dedicados à importância dos Relógios no relacionamento entre Portugal e a China. Portugal, através sobretudo do seu Padroado do Oriente, e dos Jesuítas, foi responsável pela introdução dos relógios mecânicos na Índia, China, Coreia e Japão.

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

A cidade de Lisboa
está sempre a renascer,
mas de modo algum destoa
da sua forma de ser!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Deste modo se celebra
em toda a parte este dia
fugindo à monotonia
que nos deprime e alquebra!

JCN