A Suíça exportou em 2019 menos 3 milhões de relógios, apesar de, em valor, ter terminado o ano com um crescimento da ordem dos 2,4 por cento - dados da Federação Relojoeira helvética.
Só em Dezembro, foram exportados menos 180 mil relógios suíços, mantendo-se a tendência de forte quebra nos modelos mais baratos, compensados pelos topo de gama, tendo ocorrido um aumento de 5,8 por cento em valor.
O principal mercado de destino dos relógios suíços continuou a ser em 2019 Hong Kong, apesar da agitação nas ruas - uma quebra de 20 por cento em Dezembro e de11,4 por cento no ano. Mas isso foi compensado pelo crescimento de 49,4 por cento na China continental em Dezembro (acumulado de mais 16,1 por cento).
Quanto a Portugal, que pela primeira vez em décadas desapareceu da lista dos 30 principais mercados em Dezembro, ficou no acumulado de 2019 em 23º lugar e com uma quebra de 5,4 por cento no valor dos relógios importados da Suíça.
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