As exportações relojoeiras suíças cresceran 2,7 por cento em valor, comparado com 2016, quase atingindo os 20 mil milhões de francos (19.924 milhões).
Segundo dados da Federação Relojoeira helvética, o ano fechou com um Dezembro a crescer 0,7 por cento face a período homólogo do ano passado, confirmando a recuperação do sector, após quase dois anos de queda.
Portugal, que em Dezembro foi o 19º mercado mais importante de destinio dos relógios suíços (aumento de 12 por cento em valor, face a Dezembro de 2016), foi 20º mercado na totalidade do ano, tendo gasto mais 14,7 por cento do que no ano anterior (164,2 milhões de francos).
Em 2017, Hong Kong continuou a ser o principal destino dos relógios suíços, com um aumento de 6 por cento no valor, face a 2016. O segundo mercado, os Estados Unidos, registaram uma queda de 4,4 por cento, enquanto o terceiro mercado (aquele que mais caiu durante a quebra, a China continental), teve um aumento de 18 por cento. O quarto mercado, o Reino Unido, registou mais 7 por cento e o Japão, quinto mercado, quebrou 2,6 por cento. A Espanha, 12º mercado, estabilizou, registando um aumento de 0,3 por cento.
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