O joalheiro português Eleuterio apresentou por estes dias à imprensa e aos 'pontos de venda a nova imagem e as colecções 2015. O palco escolhido foi o Grémio Literário, na Baixa Pombalina de Lisboa,
A Eleuterio tem na sua génese a arte da filigrana. A esta arte ancestral de trabalhar finos fios de ouro, Eleuterio acrescentou um design contemporâneo diferente do tradicional. O joalheiro foi também pioneiro no uso de diamantes e outras pedras preciosas, em joias com filigrana.
A casa, fruto da experiência de três gerações, comemora este ano o seu 90º aniversário. Uma nova imagem, que passa pela cor corporativa, expositores, embalagens e comunicação, assumindo o estatuto de marca portuguesa de luxo. Mostramos aqui peças das colecções Deco, Couture e Diva, entre as oito disponíveis.
Em baixo, peças da colecção Couture. “Alta Costura” é a melhor maneira de definir as técnicas usados nesta coleção com finos filamentos de ouro que desenham a filigrana tradicional portuguesa. Uma moldura de diamantes segue e protege as formas deste trabalho intricado. Algumas peças são em ouro branco com diamantes lapidados e outras em ouro amarelo com ruténio negro. Esta coleção também presta homenagem ao movimento Art Deco e a uma geração de joalheiros que foram co-criadores da estética revolucionária desse período.
Em baixo, peças da colecção Deco Filigree. Geometria simples, formas lineares e minimalistas, realçando a riqueza complexa e detalhada da arte da filigrana Portuguesa. Destaque para o cristal cabochon, que destaca e dá uma perceção nova da arte de fazer filigrana. Rodeado por configurações de pequenos diamantes lapidados, isso enfatiza o reflexo e os contrastes de luz.
Em baixo, peças da colecção Diva. O design com a filigrana está uma vez mais em destaque. Os traços inspirados na guitarra portuguesa, remetem para a arte manual, associada a linhas contemporâneas, com fileiras de diamantes.
Fundada em 1925, pela mão do avô dos atuais membros, Eleuterio Antunes, em Travassos, no norte de Portugal, uma região conhecida por tradições artesanais fortes e antigas de joalharia, a Eleuterio é uma marca especializada na arte da filigrana, criando peças únicas.
As peças revelam a fusão entre o estilo clássico e características modernas, numa mistura única. Produzidas nas suas instalações por artesãos com décadas de experiência na arte manual, a Eleuterio cumpre os mais exigentes padrões de segmentos dos mercados da alta joalharia.
Todas as jóias Eleuterio são desenhadas e produzidas à mão, de acordo com o métodos tradicionais do trabalho em filigrana.
Os irmãos Rosa e Luís Antunes, a terceira geração Eleuterio
Ao longo de três gerações e com décadas de experiência e conhecimento, Eleuterio foi expandindo os seus mercados e está hoje presente em países de vários continentes. A partir de 2008, a empresa redefiniu a sua estrutura e recursos, iniciando uma nova estratégia, voltada para o mercado externo, sublinhada por um marketing reposicionado. Passou por um processo de rebranding, estabelecendo uma nova e mais ousada imagem direccionada para o segmento de marcas de luxo.
Entre Setembro de 2012 e Fevereiro de 2013, a Eleuterio foi convidada para expor as suas peças no Museu Britânico, em Londres. Além disso, marcou presença na celebração mundial dos 110 anos da Rolls Royce.
Em 2015, Eleuterio celebra os seus 90 anos e está a lançar um conjunto de iniciativas que permitam consolidar a sua imagem como marca internacional de Luxo.
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