A marca especializada em relógios militares CX Swiss Military Watch, com sede em Bubendorf, no cantão de Basileia, leva à prática a divisa que escolheu - "romper com os limites existentes", e acaba de anunciar o recorde de 20.000 pés - o único relógio de pulso mecânico a funcionar a mais de 6.000 metros de profundidade.
O feito está agora registado no Guinness Book of Records, mas o relógio (que se passa a chamar, obviamente, 20.000 Feet) já ultrapassou outros desafios igualmente extremos: para além de uma pressão equivalente a 750kg/cm2 no fundo do oceano, fez frente a uma explosão de dinamite e permaneceu indiferente a balas de carabina.
Os três testes reais de resistência a que a marca submeteu o seu cronógrafo automático confirmam características únicas. Continuou a trabalhar depois de receber o impacto de uma bala de Winchester a apenas oito metros de distância; sobreviveu preso a uma carga que explodiu a uma velocidade de 5.000 metros por segundo; fez frente a uma torrente de água com um caudal de 6.000 litros por minutos; foi mergulhado numa máquina de combate a fogo de um aeroporto; o rodado de um camião passou-lhe por cima. O 20.000 Feet continuou a trabalhar, indiferente a tudo isso.
Acima de tudo, o 20.000 Feet é um relógio de mergulho profissional, desenvolvido em colaboração com o famoso Instituto Oceanográfico da Universidade de Southampton.
Um último teste espera o 20.000 Feet este Outono: depois de saltar de uma altitude de 20 mil pés (6 mil metros), um paraquedista deixará cair o relógio quando atingir a altitude de 1.500 metros. Ficará intacto? (o relógio, claro...)
A equipa de Pesquisa e Desenvolvimento da CX Swiss Military Watch está tão segura das capacidades de resistência do 20.000 Feet que até desafia, até ao final do ano, o público em geral a inventar provas a que o relógio se possa submeter. A ideia mais original dará direito a um 20.000 Feet.
O relógio, limitado a mil unidades, é um cronógrafo automático (calibre Valjoux 7750), cronómetro certificado COSC, com 48 horas de autonomia. Caixa em titânio, de 46 mm, vidro em cristal de safira, com 10 mm de espessura, bracelete em titânio, com fecho de segurança. Fundo da caixa, coroa e botões de enroscar. Válvula de hélio, para descompressão e bisel unidireccional, bem como índices em Superluminova completam as característica deste relógio profissional de mergulho.
Parte das receitas da venda do 20.000 Feet destinam-se a apoiar Fundação The Friends of Hwange (http://www.friendsofwange.org/), ligada a um parque natural no Zimbabwe.
O 20.000 Feet é comercializado pela empresa Montres Charmex SA, que faz parte do grupo CX Swiss Military Watch. O PVP recomendado ronda os 3.000 €.
Se quiser pôr à prova a sua imaginação e propor um desafio extremo ao 20.000 Feet, pode inscrever-se em http://www.20000feet.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário