Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 6 de março de 2012

Exposição sobre o Poinçon de Genève no Museu Rath


Estação Cronográfica esteve este fim-de-semana em Genebra, para visitar no Museu Rath a exposição L'Horlogerie à Genève. No âmbito desse evento, uma das salas é reservada a uma mostra temporária sobre a evolução e a história do selo de qualidade Poinçon de Genève.

Os visitantes são convidados a apreciar e descobrir vitrinas com calibres que passaram pelo selo de qualidade ou peças produzidas em exercícios escolares, emprestadas pela Ecole d’Horlogerie de Genève, bem como ferramentas relojoeiras, extractos de arquivos e quadros didácticos, explicando os critérios técnicos e estéticos requeridos para se poder receber o punção de Genebra.


O Poinçon de Genève foi criado em 1886. Com mais de 125 anos, este selo de qualidade é cada vez mais reconhecido no mundo inteiro como prova de savoir-faire e de qualidade de execução da Alta Relojoaria genebrina.

Definido por critérios técnicos e estéticos rigorosos (acabamento dos componentes, natureza dos materiais e construção do calibre), o Poinçon de Genève é atribuído apenas a relógios mecânicos montados e regulados no Cantão de Genebra.


Em 2012, o Poinçon de Genève entra numa nova fase da sua longa vida, com uma reforma profunda nas regras, que passam a ser ainda mais exigentes e que certificam não o calibre, como no passado, mas o relógio completo, tendo em conta a precisão, impermeabilidade, autonomia e funções, para além dos aspectos estéticos no calibre que já eram observados.

Sem comentários: