Andámos por estes dias em Vilamoura, mais propriamente no Dom Pedro Oceânico Victoria Golf Course, onde se disputou a 12/a edição do Portugal Masters. Esta prova do PGA European Tour (a 1ª divisão do golfe no continente) tem um prize money de 2 milhões de euros, o mais elevado em Portugal para esta modalidade.
Estivemos no evento a convite da Rolex, que pelo terceiro ano consecutivo foi o Relógio Oficial. E, pela primeira vez, o golfista nacional mais credenciado, Ricardo Melo Gouveia, fez a prova na qualidade de "amigo da marca".
este domingo, o inglês Tom Lewis venceu a edição 2018 do Portugal Masters, depois de já ter vencido a prova em 2011. Ricardo Melo Gouveia terminaria em 7º, empatado com o espanhol Sergio Garcia, o golfista presente com posição mais elevada no ranking. (em cima e em baixo, fotos Getty Images)
Voltando a Ricardo Melo Gouveia, os convidados Rolex tiveram a oportunidade de participar numa Clínica de Golfe com o atleta português.
A presença da Rolex no evento - relógios espalhados por todo o campo, painel de fusos horários na sala de imprensa, tenda VIP, onde o grupo convidado almoçou.
O Portugal Masters nasceu em 2007, com o objectivo de cimentar o Algarve como destino internacional da modalidade e cenário de um torneio de golfe de topo a nível profissional. Propriedade do Turismo de Portugal, o evento é organizado totalmente pelo PGA European Tour.
Este ano, houve um recorde de creditações de jornalistas estrangeiros (mais de 80) e o evento atinge 400 milhões de lares em mais de 36 países, com transmissões televisivas directas e indirectas. Deverão ter assistido ao Portugal Masters cerca de 50 mil espectadores nos 5 dias do evento.
Ricardo Melo Gouveia é o primeiro golfista português a entrar para a "família Rolex"
Na Clínica de Golfe, na área de Practice Range do campo. Ricardo Melo Gouveia explicou a posição base do corpo para se dar uma tacada. Os convidados foram desafiados a, eles também, darem umas tacadas. Mas a inépcia geral não permite documentos fotográficos desses momentos...
Ricardo Melo Gouveia explicando o seu bloco-notas de preparação para este Portugal Masters
Já na tenda VIP Rolex, Ricardo Melo Gouveia teve uma conversa informal com os convidados. O golfista português, baseado há anos em Londres, tem um orçamento anual de 200 mil euros, entre viagens, estadias, manager, caddy (no caso, o pai), preparador físico, psicólogo.
Procura neste momento a manutenção na 1º Divisão do golfe, o PGA European Tour. Há um ano, terminou a prova de Vilamoura em 5º lugar, a melhor classificação de sempre de um português no Portugal Masters. O 7º lugar deste ano ainda não lhe garante o cartão do European Tour para a próxima temporada. Antes da prova de Vilamoura, Melo Gouveia estava na posição 132ª no ranking PGA. Só um lugar nos 100 primeiros no final desta época lhe proporcionará portas abertas para se manter na 1ª divisão do golfe internacional.
Um Rolex muito especial - este Explorer de aço, exemplar único, foi ganho em 2015 por Ricardo Melo Gouveia, no European Challenge Tour.
A relação da Rolex com o golfe tem mais de meio século. A marca relojoeira suíça é parceira dos principais torneios e circuitos de golfe masculino, incluindo o Masters do Augusta National Golf Club, o U.S. Open e o The Open no Reino Unido.
No golfe feminino, tem parcerias com instituições como o R&A, na Escócia, a USGA e a LPGA.
A Rolex tem ainda parcerias com os maiores jogadores de golfe. A família de Embaixadores inclui a vanguarda da nova geração de golfistas, a “Rolex New Guard”, como Rickie Fowler, Brooke Henderson, Lydia Ko, Hideki Matsuyama, Jon Rahm, Jordan Spiethe, Justin Thomas e Lexi Thompson, assim como as lendas modernas da modalidade, Phil Mickelson, Annika Sörenstam e Tiger Woods.
Estas parcerias com novos talentos consolidam uma tradição no golfe que começou com os jogadores mais influentes deste desporto, conhecidos como “The Big Three”, Arnold Palmer, Jack Nicklaus e Gary Player.
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