Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Coração em forma de proa ganha prémio de design joalheiro na Portojóia


Um coração em forma de proa , remetendo para a génese do vocábulo que os portugueses conhecem como saudade. Tatiana Barros Ferreira, de 21 anos, formanda da Contacto de Autor – Galeria Escola de Joalharia, idealizou o conceito sob a forma de alfinete, moldou-o em prata e, assim, conseguiu reunir as preferências do júri e ganhar a 8.ª edição do Prémio PORTOJÓIA Design.

Inserida da PORTOJÓIA - 23.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, que decorreu na EXPONOR, com 9.684 visitas de profissionais do sector, a iniciativa teve este ano como tema a Alma Lusa

Dos 14 projetos candidatos saiu ainda uma menção honrosa, que distinguiu uma outra aluna da Contacto de Autor – Galeria Escola de Joalharia. Maria Luís Cardoso manufaturou um colar que uniu o imaginário marítimo nacional à arte da azulejaria, através de técnicas básicas de joalharia.

Adequação ao tema proposto, criatividade (design, contemporaneidade e inovação), potencial comercial (custo de produção versus preço de venda) e viabilidade para produção industrial foram os critérios de avaliação.

Seguir-se-á agora a fase em que Tatiana Barros Ferreira poderá ver o seu protótipo produzido pela empresa parceira do PORTOJÓIA Design (a Fernando Rocha Joalheiros), depois de analisadas a viabilidade industrial e comercial do alfinete.

Nos termos do regulamento do Prémio, a venda da peça caberá – em exclusivo – à Fernando Rocha Joalheiros, a qual, durante cinco anos, pagará à criadora o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica.

Sem comentários: