Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 23 de setembro de 2012

Agenda - Cartier faz exposição histórica em Madrid, em Outubro


A Cartier leva a efeito, de 24 de Outubro a 17 de Fevereiro uma exposição da sua colecção privada no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid.

Trata-se da primeira exposição do género em Espanha, mostrando uma selecção de peças de joalharia, relojoaria e outros objectos preciosos do acervo da Maison. Em 2007, a Cartier, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, realizou uma exposição semelhante em Lisboa, de que foi editado um magnífico catálogo.


Desta vez, em Madrid, será uma oportunidade única de ver 420 objectos históricos produzidos pela Cartier, reflectindo a evolução estética, artística e de mentalidades, desde a fundação da casa, em 1847 - desde o estilo Garland à Art Deco dos anos 1930, desde a inspiração chinesa ao estilo Tutti Frutti, uma retrospectiva de mais de 165 anos de criatividade.

Conhecida como "Rei dos Joalheiros, Joalheiro dos Reis", na célebre expressão do rei inglês Eduardo VII, a Cartier teve uma relação também próxima com a casa real espanhola - em 1904, o rei Afonso XIII concedeu-lhe privilégio de fornecedor da Casa Real.

Peças que pertenceram ao Aga Khan, à Rainha Vitória, mas também a Elizabeth Taylor, à Duquesa de Windsor ou à Princesa Grace do Mónaco, estarão em destaque na exposição El Arte de Cartier.


Em cima, fotografia da visita do rei Afonso XIII à boutique Cartier, no nº 13, Rue de la Paix, em Paris. Foto de abertura e em baixo, peças do bestiário Cartier e dois relógios (Copyright Archives Cartier -® Cartier)






Sem comentários: