Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A mais antiga pintura de um relógio portátil?

Peritos de arte pensam ter encontrado a mais antiga pintura do mundo a incluir a imagem de um relógio portátil. O Museu de Ciência de Londres está a investigar um retrato com 450 anos, que se presume ser de Cosimo I de Medici, Duque de Florença, tendo na mão um relógio mecânico, em ouro. Os peritos enviaram os dados que encontraram para serem examinados por especialistas na Renascença na Galeria Uffizi de Florença, e estão a aguardar os seus comentários. O quadro é exibido no âmbitio da galeria sobre Medição do Tempo do museu.

Os primeiros relógios portáteis apareceram pouco depois de 1500, na Alemanha (quando a mola helicoidal foi empregue como força motriz do movimento, substituindo pesos pendurados em cordas, e tornando assim possível a portabilidade).

Pensa-se que o quadro, pintado por volta de 1560 peldo mestre renascentista Maso da San Friano, pode mesmo ser o mais antigo no mundo a representar um relógio mecânico deste tipo (os chamados Ovos de Nuremberga, devido à sua origem).

Para ver a notícia da BBC sobre o assunto, pode ir aqui.

(Feito a partir de pista dada por Carlos Torres)

Sem comentários: