Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Relógios A Boa Reguladora - uma escola de micro-precisão


Aspecto da fábrica de A Boa Reguladora, no final do séc. XIX (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

O De Rerum Natura publica um artigo de João Boavida, onde se faz notar o papel da mão-de-obra especializada da defunta A Boa Reguladora, de Calendário, Vila Nova de Famalicão, na vizinha Leica, fábrica alemã de instrumentos de precisão que, depois de alguns momentos de crise, está agora sólida.

Os responsáveis da Leica reconhecem que a sua força de trabalho, formada na grande escola que foi A Boa Raguladora, é a base de um êxito actual da empresa.

A Boa Reguladora, fundada em 1892, viria a desaparecer no final do séc. XX. Um conjunto de ex-quadros da empresa fundou então a Regularfama, que numa primeira fase se tem dedicado à reparação e restauro das dezenas de milhares de relógios Reguladora que se mantêm no mercado, indo tentar numa segunda fase o relançamento da marca em termos de produção.

Sem comentários: