Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Conjuntura - exportações relojoeiras helvéticas diminuiram 25,9 por cento nos primeiros nove meses

Os últimos dado da Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FH), referentes a Setembro, revelam que as exportações helvéticas soferam uma diminuição em valor da ordem dos 25,9 por cento para os primeiros nove meses do ano. Comparando Setembro com o mês homólogo em 2008, a diminuição ocorrida foi de 26,1 por cento.

Em número de peças, a diminuição foi drástica, menos um milhão em Setembro, comparado com Agosto. Os relógios em metais preciosos foram os que mais sofreram. Desde o início do ano, a Suíça já exportou menos 5,1 milhões de relógios.

Portugal ocupa o 23º lugar entre os 30 mais importantes mercados de importação da relojoaria suíça e, nos primeiros nove meses do ano diminuiu em 15 por cento o valor, um comportamento francamente acima da média. Hong Kong (primeira posição, menos 24,7 por cento), Estados Unidos (segunda posição, menos 42,3 por cento), Japão (sexta posição, menos 32,9 por cento), China (sétima posição, menos 24,7 por cento) ou Espanha (décima primeira posição, menos 33,9 por cento) são mercados importantes que sofreram mais com a crise.

Sem comentários: