Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Meditações - era vulgar

A era vulgar teve origem num povo ignorante e crédulo, no meio das perturbações precursoras da queda próxima do Império Romano. Durante dezoito séculos ela serviu para fixar no tempo os progressos do fanatismo, o aviltamento das nações, o triunfo escandaloso do orgulho, do vício e da estupidez, as perseguições e os desgostos que a virtude, o talento e a filosofia tiveram de sofrer sob déspotas cruéis ou que toletravam que isso se fizesse em seu nome... A era vulgar foi a era da crueldade, da mentira, da perfídia e da escravidão; ela morreu com a monarquia, fonte de todos os nossos males.
Gilbert Romme (1750–1795), político e matemático, pai do Calendário Republicano saído da Revolução Francesa. O novo calendário durou apenas 12 anos, dois meses e vinte e sete dias. E a França regressou ao Calendário da Era de Cristo (com início a de 25 de Dezembro do ano de 753 a contar da fundação de Roma), pelo qual o mundo hoje se governa.

Sem comentários: