Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um português à frente dos relógios e jóias de Grisogono, que passa para capitais angolanos


Mário Filipe Moreira Leite da Silva, administrador do BPI e presidente da Santoro, holding de Isabel dos Santos accionista do banco, é o novo Presidente da de Grisogono, revela o registo de comércio suíço (FOSC).

Como Estação Cronográfica aqui referiu, a de Grisogono, empresa de luxo em jóias e relógios, fundada por Fawaz Gruosi, foi recentemente vendida a interesses angolanos.

Gregory Pons, no seu site Business Montres & Joaillerie, dava a informação em primeira mão e, hoje, revela a composição do novo Conselho de Administração da de Grisogono, onde Fawaz Gruosi (casado com Caroline Gruosi-Scheufele, da Chopard), se mantém como administrador executivo e Director Artístico. Os restantes administradores, Bénédict Fontanet, Mohammed Bindakhil, Victor Ruiz Rubio et François Tissot, foram todos afastados.

Em seu lugar, e além de Mário Filipe Moreira Leite da Silva, passam a figurar Jorge Brito Pereira (da sociedade de advogados PLMJ), Vasco Pires Rites (economista), todos eles de Lisboa, e Maurício Moisés Toledano Marques, de Madrid.

Mário Leite de Silva já tinha sido a escolha recente de Isabel dos Santos para integrar os Conselhos de Administração (CA) do BPI e da Zon.

Como escreve Gregory Pons, "Tous ces administrateurs – à commencer par le nouveau président – sont liés de près à des intérêts angolais, qu’ils administrent plus ou moins au Portugal, et aux fonds d’Isabel Dos Santos".

Repercussões imediatas desta aquisição da de Grisogono - Gérald Roden, CEO da empresa desde Abril de 2010, demite-se. Segundo Gregory Pons, o seu sucessor poderá ser Nicolas Abboud, ex-director da Christofle. O novo director financeiro é Sylvère Demonsais (ex-Greubel Forsey, ex-Baume & Mercier), que Estação Cronográfica conhece bem.

Sem comentários: