Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 4 de março de 2012

Elegia a um velho relojoeiro de província


Primeiros de Março. Nuvens negras surgem do norte, puxadas por um vento súbito de meio da tarde. O vale do Tejo torna-se cinzento, depois de semanas de céu azul e seco, de frio. Na estreita rua da vila, por detrás de uma janela que não se abre há meses, no silêncio concentrado de sempre, o velho relojoeiro mostra-se / esconde-se a quem passa.




Passada  a estreita porta de madeira, numa divisória de 2 x 2 metros, a nitidez do quadro aumenta. Sentado na sua concentração, o velho relojoeiro prossegue um ofício que acabará com ele. Tudo o que ali está acabará com ele.







Carlos Ribeiro começou aos 11 anos o ofício do pai - relojoeiro. Hoje, à porta dos 80 anos, operado aos olhos recentemente, teima em continuar. O tic-tac das pequenas máquinas continua a ser a seiva que alimenta os seus dias. Quantos como ele, por esse país, estão também a preparar um ocaso sem fanfarras? Quantas pequenas oficinas de relojoeiro foram desaparecendo nas últimas décadas, pela província, sem que novos relojoeiros lhes tenham sucedido?

4 comentários:

João de Castro Nunes disse...

O velho relojoeiro
da minha aldeia natal
constitui u verdadeiro
monumento nacional!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Corrijo a gralha "u" por "um". JCN

João de Castro Nunes disse...

Uma estátua merecia
o velho relojoeiro
que na aldeia em que vivia
do tempo era o curandeiro!

JCN

Ângelo Tabet disse...

Bela homenagem, parabéns.