Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tempo e envelhecimento na Gulbenkian

É já daqui a uma semana que ocorre a sessão de encerramento do Fórum Gulbenkian de Saúde 08/09: O Tempo da Vida. Será segunda-feira, 28, a partir das 09h30, no Auditório 2 da Fundação, com entrada livre. Entre os oradores, Peter Wintlev-Jensen, da Comissão Europeia; ou João Lobo Antunes, Comissário do Fórum.

Do programa, respigamos:

É uma realidade indesmentível que o chamado Velho Continente envelheceu mesmo; as estimativas apontam para que em 2050 as pessoas com menos de 50 anos de idade estejam em minoria. A melhoria dos cuidados de saúde e das condições sociais e económicas, o progresso da medicina, a alteração dos estilos de vida, contribuíram muito para este prolongamento da duração da vida humana. Enquanto médico, João Lobo Antunes observa que passou a ter doentes “cada vez mais velhos. A chamada quarta idade, depois dos 80”, mas também que há uma exclusão social crescente “são muitas vezes abandonados nos hospitais, parecem importunos para as famílias”. O Tempo da Vida pretende contrariar esta ideia de “resignação cabisbaixa” associada à velhice e à reforma em Portugal, discutindo os vários aspectos e desafios que a questão coloca à nossa sociedade, não perdendo de vista o que está ser feito noutros países.

Para ver o programa completo, vá aqui.

Sem comentários: