Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mike Horn, embaixador relógios Panerai distinguido como Personalidade do Mar 2009

O príncipe Alberto II do Mónaco acaba de galardoar o explorador Mike Horn como Personalidade do Mar 2009. A entrega do galardão, feita também por Gaynor Rupert, mulher de Johann Rupert, Presidente Executivo da Richemont SA, ocorreu no âmbito da Semana Clássica no principado, em que houve encontro de automóveis e navios clássicos.

Mike Horn é o líder da Expedição Pangaea, um projecto de que Gaynor Rupert é madrinha oficial. Durante a viagem à volta do mundo, e através do YEP (the Young Explorers Program), jovens entre os 14 e os 20 anos, de todos os continentes, são convidados a juntarem-se a Mike Horn em várias etapas da sua expedição de quatro anos.

Acompanhados de especialistas de várias instituições académicas e científicas, esses jovens aprendem sobre a flora e a fauna, a cultura e as tradições dos locais que visitam, sendo igualmente sensibilizados para as questões ambientais.

A expedição Pangaea começou em Outubro do ano passado, quando o navio especialmente construído sob ideias de Mike Horn zarpou de Ushuaia, na Argentina, na primeira etapa de uma jornada que iria até ao Ártico. A viagem inclui ainda a Australasia, a China, a Rússia, até ao Polo Norte, depois atravessar o Canadá, as Américas do Norte e do Sul, e volta à Argentina.

Mike Horn, talvez o maior explorador da actualidade, tem experimentado todos os terrenos, condições e climas, em viagens que exigem o máximo de resistência e coragem. Entre as suas famosas viagens, contam-se a Latitude Zero, uma circumnavegação de 18 meses da Terra, em volta do Equador; a Arktos Expedition, uma circumnavegação a solo do Círculo Ártico, que durou 27 meses; A Expedição de Inverno ao Polo Norte, a primeira expedição alguma vez realizada sempre durante a noite polar; e a Himalaya Expedition, a escalada de duas montanhas com mais de 8 mil metros, sem o uso de garrafas de oxigénio.

Estação Cronográfica esteve com Mike Horn (ao centro) no ano passado no porto de Barcelona, onde ele explicou a filosofia da Expedição Pangaea. À direita, Carlos Torres.
A manufactura relojoeira Officine Panerai, pertencente ao Richemont Group, tem sido desde há muito apoiante das iniciativas de Mike Horn, sendo um dos principais patrocinadores da Pangaea Expedition.

Jovens portugueses que se queiram juntar à expedição ainda podem inscrever-se, aqui.

Sem comentários: