Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Há exactamente 120 anos - prémio para o turbilhão com três pontes em ouro, da Girard-Perregaux

Há precisamente 120 anos - a 29 de Setembro de 1889, Constant Girard-Perregaux estabeleceu a sua reputação com o famoso Turbilhão com três pontes em ouro, um relógio de bolso que obteve a medalha de ouro na Exposição Universal de Paris.

Desde 1860 que Constant Girard, relojoeiro visionário, se tinha interessado em elementos desprezados pelos seus colegas. Um longo trabalho de pesquisa permitiu-lhe desenvolver a sua obra-prima: um Turbilhão albergado por um calibre com uma arquitectura simétrica, sublime, e apoiado em três pontes em ouro, arqueadas, que ele patenteou em 1884.

O calibre deizou de ser um componente meramente técnico do relógio, passando a contribuir para a sua estética global. Os contemporâneos de Constant Girard-Perregaux ficaram tão impressionados que em 1901 o mestre relojoeiro foi impedido de concorrer a exposições internacionais, porque o seu Turbilhão era considerado impossível de bater.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Fernando.
"Há precisamente 100 anos - a 29 de Setembro de 1889,..."

Como estamos a 29 de Setembro de 2009 há por aí um atraso de... digamos... apenas 20 anos.

Também há quem ache que são 125 anos os que se comemoram...

Abraço.

Fernando Correia de Oliveira disse...

já está emendado, obrigado