Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nova sala sobre o Tempo no Musée du Cinquantenaire, em Bruxelas

É já amanhã à noite que ocorre em Bruxelas, no Musée du Cinantenaire, a abertura de um novo polo, dedicado aos Instrumentos de Precisão e Relógios.
O acervo é composto de instrumentos de astronomia, de geodesia, e de cálculo do tempo, construídos nas antigas províncias belgas entre os séculos XVI e início do XIX.

O chamado atelier de Lovaina, que fornecia globos terrestres, astrolábios ou relógios solares aos mais importantes príncipes da Renascença, está particularmente bem representado. A sua obra-prima é uma esfera armilar realizada por Gauthier Arsenius, em 1575.
Há igualmente antigos instrumentos de triangulação do solo, semelhantes aos utilizados por Mercator para desenhar as primeiras cartas geográficas. Pesos e medidas anteriores à instauração do sistema métrico estão também presentes.

Quanto à medição do Tempo, paralelamente a algumas pêndulas astronómicas, estão patentes relógios-jóias e algumas complicações, estas últimas feitas na sua maioria pelo mestre relojoeiro Hubert Sarton, de Liége. Autómatos figurativos e relógios em cristal de rocha completam o acervo.

Na noite de abertura nocturna, amanhã, 24 de Setembro, das 17:00 às 22:00, a entrada é gratuita. No fim-de-semana de 3 e 4 de Outubro, data da abertura definitiva, e das 10:00 às 17:00, a entrada é igualmente gratuita.

Para saber localização e outros pormenores sobre o Musée du Cinantenaire de Bruxelas, pode ir aqui. (informação recolhida a partir de pista dada por Luísa Ferreira)

Sem comentários: