Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Em primeira mão - Seiko Spacewalk lançado no início de 2010

SEIKO Spring Drive Spacewalk, the Commemorative Edition é o nome oficial de um relógio em série limitada a 100 exemplares que deverá estar disponível no início do próximo ano.

Tudo começou quando Richard Garriott, o astronauta privado e génio dos jogos electrónicos escolheu trabalhar com a Seiko para desenvolver um relógio especificamente concebido para trabalhar nas exigentes condições de gravidade zero e grandes amplitudes térmicas registadas no espaço sideral.

Daí resultaram seis protótipos, testados com êxito em missões na Estação Espacial Internacional (ISS). Garriott encorajou a Seiko a produzir agora o modelo, para venda, no sentido de reforçar a necessidade de se fomentar a exploração privada do espaço.

O relógio terá as mesmas especificações que os protótipos que foram ao espaço, com uma diferença - será usada uma coroa de enroscar. A espeficação original foi de coroa não enroscada, dado que os engenheiros da manufactura japonesa estavam preocupados com a função de corda automática, que poderia não ser suficiente para manter o relógio a funcionar em ambiente de gravidade zero. Com rosca simples, seria mais fácil dar corda ao relógio. Mas a tecnologia Spring Drive funcionou na perfeição, tanto no interior como no exterior da ISS, pelo que uma coroa de enroscar passa a ser preferível, aumentando a segurança da caixa.

O Seiko Spring Drive Spacewalk é um cronógrafo automático com função GMT e indicador de Reserva de Corda. Terá caixa em titânio, de 53 mm, pesando apenas 92,5 g. É estanque até 100 metros, e virá equipado com o calibre de manufactura 5R86. Terá uma autonomia de 72 horas, sem uso da função de cronógrafo. O PVP rondará os 25 mil euros.

Sem comentários: