Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 11 de julho de 2009

Viagem pela relojoaria da colecção real

A italiana Maria Pia de Bragança (1847 - 1911), mulher de D. Luís, é a grande responsável pela colecção de relógios da Casa Real portuguesa. Com o advendo da República, todos os que foram considerados objectos pessoais foram devolvidos aos Bragança, enquanto os que foram considerados pertença do Estado ficaram espalhados pelos vários Paços. O acervo mais importante, cerca de 80 peças, encontra-se no Palácio da Ajuda. Cronologicamente, a colecção pode balizar-se entre os finais do século XVII e os últimos anos do século XIX, entre relógios de sala, de secretária, de bolso, de transporte ou jóias e adereços. Há ainda um núcleo de relógios de sol e bússolas.

Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador da temática do Tempo, da Relojoaria e da Evolução das Mentalidades a eles ligada, faz no sábado, 18 de Julho, a partir das 15h00, uma visita guiada pelo conjunto de peças do palácio. Mais informações e inscrições em http://www.clubedosentas.com/, por email - eventos@clubedosentas.com ou pelo telefone: 960055526 ou 912839833.

Sem comentários: