Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 14 de julho de 2009

François Paule Journe expõe ferramentas antigas

A manufactura François-Paul Journe abre uma vez mais ao público as suas instalações em Genebra para apresentar, de 1 de Julho a 30 de Outubro uma exposição intitulada “Outillage d’Horlogerie Ancienne".

Há quem diga que, para a história da relojoaria, mais importantes que os mestres relojoeiros, foram os fabricantes de ferramentas e máquinas-ferramentas que permitiram levar à prática as ideias dos primeiros. Só que, em muitos casos, relojoeiros e construtor de ferramentas coincidiram durante séculos nas mesmas pessoas, o que torna o sector um caso ímpar em concentração de engenho humano.

As ferramentas relojoeiras são geralmente objectos de uma beleza misteriosa, traduzindo ambientes e ideias únicos. François Paule Journe, um mestre relojoeiro francês há muito radicado em Genebra, considerado como um dos grandes criadores do final do séc. XX e início do séc. XXI, tem conseguido coleccionar, ao longo dos últimos 30 anos, uma série dessas ferramentas, dos séculos XVIII, XIX e XX, destinadas ao fabrico de relógios.

São cerca de 50 peças, entre tornos, máquinas de guillochage, para fazer pivots, escapes, buris e fresas, bem como mobiliário diverso, como bancadas de relojoeiro ou armários para guardar peças.

Se passar por Genebra, já sabe: vá ao nº 40 da rue de la Synagogue. A exposição está aberta de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00.





Sem comentários: