Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Omega patrocina exposição em Berlim

Eram exactamente 02:25:20 GMT quando, a 21 de Julho de 1969, Neil Armstrong se tornou no primeiro ser humano a colocar os pés na Lua. Pormenor: tinha deixado o seu relógio de pulso esquecido, no módulo lunar.

Assim, o Omega Speedmaster que equipava os três astronautas americanos da Missão Appolo 11 só "prova" ambiente lunar minutos depois, quando Buzz Aldrin saiu por sua vez da cápsula que os tinha transportado desde a Terra, e depois desde o módulo de comando, até à Lua. No módulo de comando, Michael Collins aguardava o regresso dos dois companheiros, que se passeavam pela poeira lunar.

O Omega Speedmaster, modelo escolhido pela NASA para todos os seus programas espaciais, foi até hoje o primeiro e único relógio que esteve na Lua. Para comemorar o feito, a Omega organizou uma exposição num dos maiores centros comerciais de Berlim, o KaDeWe, patente até 24 de Agosto.

Na exposição estará o primeiro Omega de pulso a ser usado no espaço, pelo astronauta Walter Schirra, durante a missão Mercury Sigma 7. Estarão também patentes os relógios originais dos astronautas Donn F. Eisele (Apollo 7) e Thomas Stafford (Gemini 9 e Apollo 10). Também se pode ver o relógio Omega extra-plano que pertenceu ao Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Foi Kennedy quem impulsionou o objectivo da ida do Homem à Lua.

O historiador norte-americano Arthur Schlesinger, falando da importância da missão Apollo 11, disse: "O século XX será recordado, quando tudo já estiver esquecido, como o século em que o Homem se libertou das suas limitações terrestres". Como faz questão de frisar o Presidente da Omega, Stephan Urquhart, "fê-lo usando um Speedmaster".

Buzz Aldrin





A edição comemorativa do Speedmaster, assinlando os 40 anos da chegada à Lua.






Sem comentários: