A sondagem indagava sobre critérios de imagem, notoriedade, qualidade, capacidade de inovação e outros factores emocionais. Foram deixadas de fora organizações não lucrativas, que tinham entrado em anos anteriores em sondagens semelhantes.
Segundo em 2008, o grupo relojoeiro (o maior do mundo) fica este ano em primeiro lugar. A empresa de chocolates Lindt & Sprüngli e a cadeia de super-mercados Migros ficaram em segundo e terceiro lugar. Seguem-se o fabricante de acessórios de informática Logitech, o Banco cantonal Raiffeisen, a Schindler, a Nestlé, os caminhos-de-ferro, CFF, e o fabricante de máquinas ferramentas Hilti, que tem sede no Liechtenstein.
Como no ano passado, a UBS está em último, tendo mesmo a imagem do banco agravado a degradação de imagem junto do público. O Credit Suisse também piorou a imagem, mas não tanto.
A crise continua a fazer sentir os seus efeitos no sector relojoeiro. Desta vez, as marcas Gerald Genta e Daniel Roth, do universo Bvlgari, deverão ser afectadas com despedimentos. Segundo a imprensa económica helvética, as duas empresas deixarão de depender da sede do grupo, em Roma, passando a estar directamente ligadas a Bvlgari Time, que tem sede na Suíça.
Adquiridas em 2000 pelo grupo Bvlgari, as duas marcas de Alta Relojoaria foram agrupadas em 2001 numa única empresa, a Daniel Roth et Gérald Genta SA), que dependia de Roma. Agora, passarão a depender da Bvlgari Time (Switzerland) SA, filial relojoeira do grupo italiano, situada em Neuchâtel.
Os resultados da Relojoaria no grupo Bvlgari sofreram um forte recuo no primeiro trimestre de 2009 (menos 37,6 por cento), na linha de resultados desastrosos para o geral do grupo, com prejuizos líquidos da ordem dos 29,3 milhões de euros no mesmo período. Os resulados semestrais só serão conhecidos a 30 de Julho.
Segundo os observadores, a reestruturação na Gerald Genta e na Daniel Roth deverá levar à redução de postos de trabalho nos núcleos de Meyrin e no Vallée de Joux, como já ocorreu aliás em Neuchâtel.
Aparentemente, a Bvlgari não terá sabido aproveitar a vaga de crescimento no sector relojoeiro ocorrida na última década, com taxas de crescimento de dois dígitos. O grupo fez 313 milhões de euros em relógios em 2000 (46 por cento das vendas totais), mas no ano passado elas foram de apenas 263 milhões (24,6 por cento das vendas totais). Em contrapartida, a joalharia Bvlgari conseguiu duplicar praticamente o seu volume de negócios (de 228 milhões para 448 milhões) no mesmo período.
O maior grupo de luxo do mundo, o LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, registou no primeiro semestre de 2009 vendas no valor de 7,8 mil milhões de euros, um ligeiro aumento em relação ao mesmo período de 2008, apesar da crise e da base de comparação bastante elevada.
Para esta resistência à crise contribuiu o bom resultado na rede de distribuição controlada pela própria Louis Vuitton. No retalho de terceiros, os resultados são negativos, devido ao alto nível de stocks acumulados. Isso vê-se mais claramente nos Vinhos e Espirituosos e nos Relógios e Jóias.
Segundo a análise do próprio grupo, as vendas no sector Relógios e Jóias sofreu um recuo de 17 por cento no primeiro semestre, com o resultado operacional a cifrar-se nos 20 milhões de euros. A preocupação principal foi a diminuição de stocks nas mãos do retalho. TAG Heuer, Hublot (recentemente adquirida), Zenith (com novo PDG) e Dior são as marcas de relojoaria do LVMH. Chaumet, De Beers e Fred são as marcas de joalharia.
A Concord já tem novo Presidente. Trata-se de Alex Grinberg, um quadro com larga experiência na relojoaria, particularmente no grupo MGI. Depois de ter entrado para a empresa, em 1994, enquanto director regional da Movado, foi nomeado em 1996 director regional da Concord para a Ásia. Regressou em 2000 aos Estados Unidos, para ser o director da Concord no país.
A Concord já tem novo Presidente. Trata-se de Alex Grinberg, um quadro com larga experiência na relojoaria, particularmente no grupo MGI. Depois de ter entrado para a empresa, em 1994, enquanto director regional da Movado, foi nomeado em 1996 director regional da Concord para a Ásia. Regressou em 2000 aos Estados Unidos, para ser o director da Concord no país.
Nos últimos dois anos, a marca Concord foi relançada com grande força, nomeadamente com a introdução da linha C1, com relógios de linhas modernas e muito técnicos.
O Movado Group desenvolve e distribui as marcas relojoeiras Movado, Ebel, Concord, ESQ, Coach, Hugo Boss, Lacoste, Juicy Couture, Tommy Hilfiger e gere as boutiques Movado nos Estados Unidos.
O Movado Group desenvolve e distribui as marcas relojoeiras Movado, Ebel, Concord, ESQ, Coach, Hugo Boss, Lacoste, Juicy Couture, Tommy Hilfiger e gere as boutiques Movado nos Estados Unidos.
A fechar, conheceram-se hoje os resultados do primeiro semestre do grupo de luxo e distribuição PPR. Os analistas previam um desastre maior, mas os 707 milhões de euros de lucros operacionais (menos 4,8 por cento que em 2008) dão, afinal, uma nota de optimismo.
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