A agência financeira helvética Agefi acaba de anunciar que a manufactura relojoeira Audemars Piguet deixou de patrocinar o Alinghi, barco suíço que deverá aceitar o desafio dos norte-americanos da Oracle para a próxima Taça América em Vela.
Para além da Audemars Piguet, também a Nespresso, propriedade da Nestlé, deixa de apoiar o projecto Alinghi, numa altura em que um novo catamaran do sindicato helvético, o Alinghi 5, estava já a fazer testes no lago Léman.
Anteriormente, a União de Bancos Suíços já tinha "abandonado o barco", tornando-se assim muito difícil a situação do Alinghi, um projecto que era até agora um orgulho nacional, num país sem costa.
A Audemars Piguet, um dos grandes nomes da Alta Relojoaria independente, tinha começado a apoiar o Alinghi em 2002. Um ano mais tarde, o sindicato suíço conseguiu vencer o team da Nova Zelândia e, assim, trazer pela primeira vez para a Europa a America's Cup. Em 2007, em Valência, o Alinghi voltou a ser vencedor.
Com essas vitórias, a Audemars Piguet conseguiu ganhos substanciais a nível de marketing, fazendo sucessivas edições especiais Alinghi, especialmente do seu modelo Royal Oak.
A 33ª edição da America's Cup deverá ocorrer em Fevereiro próximo. A crise, mas sobretudo as indefinições quanto às condições da prova - com litígios legais sucessivos entre o Alinghi e o Oracle BMW, terão provocado o afastamento de patrocinadores.
Ainda há cerca de um mês, numa passagem por Lisboa, Stefano Macaluso, Vice-Presidente da Girard-Perregaux, apoiante até agora da equipa Oracle BMW nos dizia que a GP ainda não tinha decidido se continuaria o patrocínio, tal a confusão existente (nem sequer se sabe ainda onde decorrerá a próxima America's Cup, a prova desportiva mais antiga do mundo, com o mistério a ser desvendado apenas a 8 de Agosto).
Para além da Audemars Piguet, também a Nespresso, propriedade da Nestlé, deixa de apoiar o projecto Alinghi, numa altura em que um novo catamaran do sindicato helvético, o Alinghi 5, estava já a fazer testes no lago Léman.
Anteriormente, a União de Bancos Suíços já tinha "abandonado o barco", tornando-se assim muito difícil a situação do Alinghi, um projecto que era até agora um orgulho nacional, num país sem costa.
A Audemars Piguet, um dos grandes nomes da Alta Relojoaria independente, tinha começado a apoiar o Alinghi em 2002. Um ano mais tarde, o sindicato suíço conseguiu vencer o team da Nova Zelândia e, assim, trazer pela primeira vez para a Europa a America's Cup. Em 2007, em Valência, o Alinghi voltou a ser vencedor.
Com essas vitórias, a Audemars Piguet conseguiu ganhos substanciais a nível de marketing, fazendo sucessivas edições especiais Alinghi, especialmente do seu modelo Royal Oak.
A 33ª edição da America's Cup deverá ocorrer em Fevereiro próximo. A crise, mas sobretudo as indefinições quanto às condições da prova - com litígios legais sucessivos entre o Alinghi e o Oracle BMW, terão provocado o afastamento de patrocinadores.
Ainda há cerca de um mês, numa passagem por Lisboa, Stefano Macaluso, Vice-Presidente da Girard-Perregaux, apoiante até agora da equipa Oracle BMW nos dizia que a GP ainda não tinha decidido se continuaria o patrocínio, tal a confusão existente (nem sequer se sabe ainda onde decorrerá a próxima America's Cup, a prova desportiva mais antiga do mundo, com o mistério a ser desvendado apenas a 8 de Agosto).
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