Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 5 de julho de 2009

Vacheron no Salão dos Coleccionadores de Paris

A mais antiga manufactura relojoeira do mundo, fundada em 1755, vai estar presente de 11 a 20 de Setembro no Salon du Collectionneur de Paris, no Grand Palais. A Vacheron Constantin vai mostrar os seus Métiers d’Art num stand onde, além de relógios estarão presentes mestres relojoeiros e artesãos, vindos expressamente de Genebra, a praticarem ao vivo os seus ofícios de gravação, esmaltagem, polimento, guillochage, etc.

Entre as suas colecções – Patrimony, Malte, Quai de l’Ile, Overseas… – destaque para aquela onde as tradições ancestrais de savoir-faire nas artes decorativas aplicadas à relojoaria se sentem mais, exactamente a Métiers d’Art, que estará exposta ao lado da colecção Les Historiques, dedicada a reedições de modelos clássicos.

Na foto acima, exemplares da colecção Métiers d’Art Hommage aux Grands Explorateurs. Depois dos dois primeiros modelos dedicados ao almirante chinês Zheng He e ao navegador português Fernão de Magalhães, a Vacheron Constantin rende agora homenagem a dois outros célebres exploradores e viajantes, Marco Polo e Cristovão Colombo. Os relógios têm calibre automático com mecanismo brevetado de indicação móvel das horas em 120 graus. Com caixa em ouro rosa, de 40 mm, são estanques até 30 metros. O mostrador é em ouro amarelo, esmaltado segundo a técnica grand feu, realizada inteiramente à mão.

Na foto em baixo, relógio da colecção Métiers d'Art Les Masques, inspirada em 12 máscaras da colecção Barbier-Mueller de Genebra - a mais importante colecção privada de arte primitiva do mundo. Prestando homenagem ao métier d'art de Gravador, a colecção é composta de 25 estojos de 4 relógios por ano, em três anos, sendo 2009 0 último da série. O relógio aqui ilustrado diz respeito a uma máscara da China. Caixa em ouro amarelo, calibre automático com selo de qualidade Poinçon de Genève, indicação das horas, minutos, dia e data por disco.


Sem comentários: