Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Exposição Galileu patrocinada pela Panerai

Até 7 de Setembro decorre no Franklin Institute, de Filadélfia, a exposição "Galileu, os Medici e a Idade da Astronomia". Patrocinada pela manufactura relojoeira italiana Officine Panerai, trata-se de uma exposição única no mundo, mostrando, por exemplo, os dois únicos telescópios que restam construídos por e pertencentes a Galileu.Capa do catálogo da exposição

A exposição ocorre assinalando o 400º aniversário das descobertas astronómicas de Galileu e no Ano Internacional da Astronomia. Realça o extraordinário efeito na ciência e no mundo do trabalho do cientista, bem como de outros génios no tempo dos Medicis. A Officine Panerai patrocina o evento em reconhecimento pelas suas origens toscanas e pela tradição que tem com a medição do Tempo. A exposição foi concebida pelo Instituto e Museo di Storia della Scienza de Florença, cidade geminada com Filadélfia, e em colaboração com o Medici Archive Project.
Réplica do Pêndulo de Huygens, feito para demonstrar a Lei desoberta por Galileu

Estão patentes mais de 100 objectos da colecção do Instituto, bem como da Galeria dos Uffizi, sendo a primeira vez que tal conjunto de artefactos se apresenta junto.A partir de 1602, Galileu dedicou-se à observação do movimento do pêndulo, notando que as oscilações eram sempre da mesma duração, independentemente da distância percorrida. Isso levou à lei do isocronismo - a descoberta, absolutamente original nos anais da História, de uma regra matemática inerente a um fenómeno da Física terrestre.


Relógio de sol do tempo de Galileu




Astrolábios em latão, livro de cálculos astronómicos e Planetário

O Franklin é o mais antigo e maior museu de ciência nos Estados Unidos. Funcionam nele um observatório astronómico e um planetário.

A Officine Panerai foi fundada em 1860, em Florença, como relojoaria, loja e escola de relojoaria. Durante muitos anos, foi fornecedora da Marinha de Guerra italiana (especialmente para as suas forças especiais de mergulho) e construtora de instrumentos científicos. Os seus modelos Luminor e Radiomir permaneceram segredos militares até 1997, quando a marca foi comprada pelo Richemont Group.
Luminor, anos 50
Cronómetro de marinha Panerai, certificado COSC
Telescópio construído por e pertencente a Galileu

Sem comentários: