sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Os mais ricos da relojoaria suíça
Todos os anos, a revista suíça de economia Bilan publica a lista dos 300 suíços mais ricos, estimando a sua fortuna. Como sempre, há personalidades do mundo relojoeiro incluídas no grupo.
Eis algumas:
Família Landolt, proprietária da Fundação da Família Sandoz e herdeira da fortuna Sandoz, o gigante farmacêutico que tem hoje o nome de Novartis. A fundação é proprietária maioritária da Parmigiani Fleutier e do grupo de manufacturas MHF (Manufactures Horlogères de la Fondation), que inclui a Manufacture Vaucher. Fortuna avaliada em 6 a 7 mil milhões de francos suíços.
Família Wertheimer. Os irmãos Gérard e Alain Wertheimer são os donos da Chanel SA e têm uma participação na Bell & Ross. Fortuna avaliada em 6 a 7 milhões de francos suíços.
Família Hayek. Têm a maior participação no capital do Swatch Group. Nick Hayek Jr. é o CEO do grupo, a irmã Nayala é a Presidente, além de CEO da Harry Winston, e o filho de Ayala, Marc, é o CEO da Blancpain, da Breguet e da Jaquet Droz. Fortuna avaliada em 5 mil milhões de francos suíços.
Johann Rupert. Presidente executivo do Richemont Group, actualmente em ano sabático. O grupo é o segundo mais importante no sector do luxo, depois do LVMH e tem no seu portefólio marcas como Cartier, Montblanc, Vacheron Constantin, Piaget, Jaeger-LeCoultre, IWC, Panerai, Van Cleef & Arpels ou Baume & Mercier. Fortuna avaliada em 5 mil milhões de francos suíços.
Família Mouawad. Detém uma importante rede de retalho de joalharia e relojoaria na Europa. Têm ainda a Mouawad Manufacture SA, que fabrica relógios com o nome da família. Fortuna avaliada em 3 mil milhões de francos suíços.
Família Stern. Philippe Stern foi até há pouco tempo Presidente da Patek Philippe. O filho, Thierry, ocupa agora o lugar, a quarta geração da família à frente da manufactura. Fortuna avaliada em 3 mil milhões de francos suíços.
Esther Grether. A segunda maior accionista do Swatch Group. Tem também negócios na área das indústrias de cosméticos e farmacêuticas. Fortuna avaliada em 2 mil milhões de francos suíços.
Família Scheufelle. Proprietária da Chopard. Os irmãos Karl-Friedrich e Caroline são co-Presidentes da empresa. Fortuna avaliada em 1,5 a 2 mil milhões de francos suíços.
Família Gaydoul-Schweri. Tem investimento na Hanhart. Fortuna avaliada em 1,5 a 2 mil milhões de francos suíços.
Nicolas Puech. Descendente do fundador da Hermès, Thierry Hermès, detém cerca de 6 por cento do capital da empresa. Fortuna avaliada em 1 a 1,5 mil milhões de francos suíços.
Família Audemars. Co-proprietários da Audemars-Piguet. Fortuna avaliada em 800 a 900 milhões de francos suíços.
Jörg Bucherer. Presidente do Grupo Bucherer, retalhista europeu de jóias e relógios. Possui ainda a marca Carl F. Bucherer. Fortuna avaliada em 800 a 900 milhões de francos suíços.
Família Schneider. Ernest Schneider comprou a Breitling em 1979. O seu filho, Théodore, é o actual CEO. Fortuna avaliada em 800 milhões de francos suíços.
Thomas Straumann. Accionista minoritário da H. Moser & Cie. Tem ainda interesses nas indústrias farmacêutica e hospitalar. Fortuna avaliada em 800 milhões de francos suíços.
Família Bottinelli. Segundos maiores accionistas da Audemars Piguet. Fortuna avaliada em 700 a 800 milhões de francos suíços.
Carlos Crocco. Fundou a Hublot em 1980, vendeu a marca à LVMH, em 2008. Dedica-se actualmente a actividades filantrópicas. Fortuna avaliada em 400 milhões de francos suíços.
Jean-Pierre Slavic. Antigo dono da Boninchi SA, principal fornecedor de coroas da Rolex, desde 1919. Vendeu a empresa à Rolex em 2001. Fortuna avaliada em 400 milhões de dólares.
Família Schnyder. Rolf Schnyder comprou a Ulysse Nardin em 1983. Actualmente, é a viúva, Chai, quem está à frente da empresa. Fortuna avaliada em 400 milhões de dólares.
Famílias Bernheim e Weil. Raymond Weil fundou a empresa com o seu nome em 1976. O seu genro, Olivier Bernheim, é o actual CEO. Os netos, Elie e Pierre, acabam de fundar a sua própria marca, 88 Rue du Rhone. Fortuna avaliada em 200 a 300 milhões de francos suíços.
Eric Guerlain. Detém 10 por cento do capital da Christian Dior SA, uma subsidiária do LVMH. Fortuna avaliada em 200 a 300 milhões de francos suíços.
Jean-Claude Biver. Presidente da Hublot SA, subsidiária do LVMH. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Família de Witt. Jerôme de Witt, um descendente de Napoleão, é o fundador da marca de Witt. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Família Macaluso. Luigi "Gino" Macaluso comrpou a Girard-Perregaux em 1992 e criou o Sowind Group (que inclui a JeanRichard). O grupo PPR (actual Kering) comprou o grupo em 2011, depois da morte de Macaluso. Hoje, a viúva, Monica, é vice-Presidente do Sowind Group e os filhos, Massimoe Stefano, são CEOs das duas marcas. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Franck Muller. Co-fundador da marca com o seu nome. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Vartan Sirmakes. Co-fundador da Franck Muller. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Vartan Sirmakes - Co-fundador da Franck Muller. Fortuna avaliada em 100 a 200 milhões de francos suíços.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário