Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tempo, a única grandeza que está sempre a diminuir, tema de conferência do Almirante Nuno Vieira Matias

O Almirante Nuno Vieira Matias, ex-Chefe do Estado Maior da Armada e actual Presidente da Academia de Marinha, proferiu hoje na Academia Portuguesa de História (APH) uma Conferência - "A história da medição do tempo. Um interesse de marinheiro".

Académico de Mérito da APH, Nuno Vieira Matias é, desde a infância, um apaixonado pelo Tempo e seus medidores. Profissionalmente, como marinheiro, teve que aprender o uso de medidores de tempo o mais exactos possível, os cronómetros de marinha, para o achamento da longitude no mar. Na sua comunicação, recordou a saga de John Harrison, o inglês inventor desses medidores de tempo.

Mas, antes, passou em revista os vários calendários que, desde as civilizações da Mesopotâmia, têm regido as comunidades. "O problema perene é o de que os ciclos lunares não são possíveis de traduzir em fracções certas dos ciclos solares", disse o Almirante. Como o sol e a lua são os dois primeiros pilares usados pelos antigos na medição do tempo e na construção de calendários, essas convenções temporais têm sido sempre imperfeitas, e levado a adaptações e reformas.

Nuno Vieira Matias recordou que o tempo é a única grandeza que está sempre a diminuir e exortou os presentes: carpe diem... et noctem!

Sem comentários: