Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CDs e Pens com os dias contados

Pen drives, telefones de secretária e calculadoras são alguns dos aparelhos destinados a desaparecer, dentro de alguns anos, como aconteceu com a máquina de escrever e as disquetes, de acordo com um estudo da Pixmania-PRO, retalhista de equipamento de escritório B2B, propriedade do grupo Dixons.

Uma análise das vendas de equipamento de escritório concluiu que alguns artigos, que até há pouco tempo eram considerados avançados, estão a perder utilidade.

Talvez a maior surpresa seja a queda nas vendas de pen drives e CDs, os dois artigos que ocupam as posições mais altas na lista de “gadgets de escritório em vias de extinção” realizada pela Pixmania-PRO.

Cada vez mais escritórios estão a armazenar os seus dados e documentos nas chamadas redes de computação cloud, essencialmente na Internet, em vez de em dispositivos físicos de arquivo.
Entre o terceiro e sexto lugares estão artigos que estão a ser eliminados pelos smart phones, como agendas e folhas de cálculo: Rolodexes, dispositivos que permitem organizar cartões-de-visita por ordem alfabética; agendas de secretária; calculadoras e o próprio telefone fixo.

Os produtos de escritório em maior perigo em 2011

A lista, compilada por especialistas da Pixmania-PRO, é baseada em dados históricos e actuais de vendas e determina os produtos em perigo de extinção em 2011:

1) CDs – espera-se que sejam eliminados da lista de material de escritório nos próximos 12 meses.
2) Pen drives – os sucessores do CD; apesar de haver 100 milhões de pens USB em circulação nos escritórios e lares do Reino Unido, avanços no armazenamento de dados estão a substituir rapidamente os dispositivos de armazenamento USB.
3) Rolodexes – vítima dos contactos do Outlook, em seguida do telemóvel e agora do smartphone.
4) Agendas pessoais – vítimas do smartphone
5) Calculadoras – vítimas do smartphone
6) Telefones de secretária – quem precisa de um telefone fixo quando pode fazer tudo no telemóvel? As vendas de telefones de secretária na Pixmania-PRO baixaram 90%, desde 2001.
7) Cestos de papéis – enquanto as empresas desenvolvem uma consciência ambiental e adoptam práticas menos poluentes, os empregadores estão a substituir os cestos individuais por centros de reciclagem.
8) Destruidoras de papel – os indivíduos preocupados com o ambiente imprimem menos, logo destroem menos.
9) Refrigeradores de água móveis – estão a ser substituídos por dispositivos fixos, ligados à canalização principal dos escritórios poupando muito dinheiro às empresas.
10) Unidade de discos rígidos – anteriormente objectos presentes nas secretárias ou por baixo destas, a chegada de computadores tablet, combinada com o aumento da utilização de redes cloud deverá levar ao fim destes objectos.

Sem comentários: