Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Crónica na Espiral do Tempo / Visão online

A crónica de Março de Estação Cronográfica no blog Espiral do Tempo e na Visão online versa as andanças nipónicas da relojoaria mecânica ocidental, mais uma vez introduzida no país pelos portugueses, especialmente os jesuítas.

Os portugueses tinham chegado em 1543 ao extremo sul do arquipélago japonês, Tanegashima, trazendo consigo outro instrumento revolucionário – a espingarda, acontecimento que ainda hoje é celebrado na zona, em festival anual.

Em 1551, aquando da chegada de São Francisco Xavier ao Império do Sol Nascente, a estratégia foi semelhante à usada em Macau: o missionário levava, entre vários presentes para impressionar os senhores locais, um relógio.

Pode ler mais aqui ou aqui.

1 comentário:

Gastão de Brito e Silva disse...

Já agora outra curiosidade linguística... nessa zona do globo, chamam "sacana" aos peixes, porque os marinheiros portugueses chamavam-lhes sacanas cada vez que mordiam o anzol e fugiam...