Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Biblioteca Nacional adquire importante códice náutico do século XVI

A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu recentemente um importante manuscrito quinhentista de assuntos náuticos (COD. 13442). Esta aquisição, que vem enriquecer o já notável fundo documental relativo à ciência portuguesa do passado, tem vários motivos de especial interesse.
O manuscrito, que se pode datar de 1598, contém «Tábuas do lugar do Sol», um «Regimento para o marcar da agulha» e, ainda, importantes «Taboas da Largura do Leste ou de Oeste». Todos estes materiais são de relevo e testemunham importantes desenvolvimentos científicos levados a cabo pelos portugueses, mas são, sobretudo, as últimas tabelas que conferem grande interesse histórico-científico ao documento. As intituladas «Taboas da Largura do Leste ou de Oeste» são, na verdade, tabelas de amplitude ortiva do Sol (isto é, tabelas que dão, para cada dia do ano, a posição do Sol ao nascer, relativamente a Leste). O uso destas tabelas está associado a um processo inovador de determinação da latitude no mar cujo aperfeiçoamento tem sido atribuído ao matemático e cosmógrafo João Baptista Lavanha. A BNP possuía já um conjunto de tabelas atribuídas a Lavanha, que incluía, também, as de amplitude ortiva do Sol, num manuscrito menos completo e mais tardio (COD. 6806//1). O aparecimento deste novo manuscrito confirma a divulgação e o impacto destes novos procedimentos náuticos concebidos pelos cosmógrafos lusos.

João Baptista Lavanha (ca. 1550-1624) é uma das figuras centrais da ciência portuguesa e ibérica na transição do século XVI para o XVII. Infelizmente, porém, os seus trabalhos encontram-se hoje muito dispersos, por diversas bibliotecas do mundo e em coleccionadores particulares, circunstância que tem dificultado o estudo completo dos seus contributos científicos. Esta aquisição pela BNP significa, por conseguinte, não apenas um enriquecimento das suas colecções, mas também um passo importante na recuperação do legado intelectual deste importante homem de ciência português.

Sem comentários: