No Ano Internacional da Biodiversidade, o prémio “PORTOJÓIA Design”, iniciativa que integra o certame, associou-se à campanha internacional lançada pelas Nações Unidas e elegeu como tema precisamente a biodiversidade.
O concurso, que conhece este ano a 6.ª edição, visa distinguir a originalidade, a inovação e o design de peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e decorativas criadas por estudantes e formandos de design de jóias, de produto e de cursos de ourivesaria, que são os destinatários desta actividade.
O “PORTOJÓIA Design” tem-se assumido como um evento ponta-de-lança na aproximação dos formandos ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo que vai revelando novos talentos, mostra ser uma «boa plataforma de ligação entre o mundo formativo e o empresarial», diz a directora do certame da EXPONOR, Amélia Monteiro.
«Habituámo-nos a ver o luxo – que a joalharia e ourivesaria partilham - associado à futilidade e esquecemo-nos que, desde os primórdios, a reserva estética sempre ocupou um quinhão importante na curva evolutiva do Homem, cumprindo mais do que uma função. Daí, na escolha do tema do PORTOJÓIA Design 2010, a biodiversidade fazer todo o sentido, numa espécie de “back to basics”», acrescenta Amélia Monteiro.
O vencedor, eleito pelo júri, terá o seu protótipo produzido e, caso exista viabilidade, será comercializado exclusivamente pela empresa parceira da iniciativa, a António Marinho, a qual, durante cinco anos, pagar-lhe-á o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica. Para além deste aliciante, o vencedor é convidado a participar na feira do ano seguinte, no Espaço Criadores.
No âmbito do protocolo assinado em 2009, entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o PORTUGAL FASHION associa-se novamente à feira.
No ano passado, a PORTOJÓIA teve 179 expositores e 11.829 visitantes.
Para saber mais, vá a www.exponor.pt
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