Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Poinçon de Genève faz 125 anos e muda de regras

A 9 de Novembro próximo, o famoso "Poinçon de Genève" (selo de qualidade de Genebra) celebra 125 anos numa cerimónia que se realizará no Bâtiment des Forces Motrices (BFM) daquela cidade suíça.

Verdadeiro símbolo da qualidade da Alta Relojoaria genebrina, o Poinçon representa um padrão de excelência reconhecido a nível internacional. "Orgulhoso da sua história, ele entra numa nova era, marcada pela renovação e pela vontade de reforçar o papel deste certificado prestigioso no futuro", diz em comunicado a organização Timelab, que é a guardiã do selo.

As origen do Poinçon

Entre os séculos XVII e XIX, Genebra torna-se num local importante no meio relojoeiro. Os artesãos instalados na região produzem movimentos de alta qualidade que, por sua vez, atraem numerosos imitadores. O nome da cidade de Genebra é assim colocada de forma fraudulenta em alguns relógios.

A fim de proteger a reputação de excelência da praça genebrina, a Sociedade dos Relojoeiros obtém do Grande Conselho da República e Cantão de Genebra a criação de um departamento de controlo facultativo dos relógios. Estamos a 6 de Novembro de 1886.

Este departamento está inicialmente instalado na Ecole d’Horlogerie de Genève e tem por missão: examinar e depois colocar o selo oficial do Estado sobre os movimentos apresentados pelos fabricantes estabelecidos em Genebra, além de entregar ou legalizar os certificados de origem.

Os critérios sancionam rigorosamente a concepção e o fabrico dos movimentos; além disso, os fabricantes devem justificar a presença no território genebrino por parte da sua sede social, bem como das suas oficinas de montagem e regulação, para puderem obter o Poinçon.

Tal como no passado, ser honrado com o selo de qualidade de Genebra exige dos fabricantes o aperfeiçoamento do conjunto das peças que compõem os calibres de base. Esses componentes devem ser de alta qualidade e garantirem uma alta precisão, preservando ao mesmo tempo o savoir-faire dos artesãos.

Embora tenha sofrido evoluções técnicas ao longo dos tempos, o selo nunca perdeu o seu espírito de perfeição original e continua a ser uma mais-valia que significa qualidade e autenticidade.

Depois de ter gerido toda a actividade do Poinçon de Genève durante quase 123 anos, a Ecole d’Horlogerie de Genève passou em Outubro de 2009 o testemunho ao Timelab - Fondation du Laboratoire d’Horlogerie et de Microtechnique de Genève en octobre 2009, por votação do Grand Conseil de la République et Canton de Genève (Loi I 1 25).

O Poinçon do futuro

Para assinalar o 125º aniversário desta referência relojoeira, o Timelab vai revelar o novo Poinçon de Genève num evento a realizar a 9 de Novembro, no Bâtiment des Forces Motrices. Para que o selo siga as evoluções técnicas relojoeiras, o Timelab apresentará o novo regulamento técnico e administrativo, que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2012.

Mas, desde já, um novo logótipo e um certificado de origem "aniversário" sublinham 2011 como o ano dos 125 anos da instituição.

Sem comentários: