Verdadeiro símbolo da qualidade da Alta Relojoaria genebrina, o Poinçon representa um padrão de excelência reconhecido a nível internacional. "Orgulhoso da sua história, ele entra numa nova era, marcada pela renovação e pela vontade de reforçar o papel deste certificado prestigioso no futuro", diz em comunicado a organização Timelab, que é a guardiã do selo.
As origen do Poinçon
Entre os séculos XVII e XIX, Genebra torna-se num local importante no meio relojoeiro. Os artesãos instalados na região produzem movimentos de alta qualidade que, por sua vez, atraem numerosos imitadores. O nome da cidade de Genebra é assim colocada de forma fraudulenta em alguns relógios.
A fim de proteger a reputação de excelência da praça genebrina, a Sociedade dos Relojoeiros obtém do Grande Conselho da República e Cantão de Genebra a criação de um departamento de controlo facultativo dos relógios. Estamos a 6 de Novembro de 1886.
Este departamento está inicialmente instalado na Ecole d’Horlogerie de Genève e tem por missão: examinar e depois colocar o selo oficial do Estado sobre os movimentos apresentados pelos fabricantes estabelecidos em Genebra, além de entregar ou legalizar os certificados de origem.
Os critérios sancionam rigorosamente a concepção e o fabrico dos movimentos; além disso, os fabricantes devem justificar a presença no território genebrino por parte da sua sede social, bem como das suas oficinas de montagem e regulação, para puderem obter o Poinçon.
Tal como no passado, ser honrado com o selo de qualidade de Genebra exige dos fabricantes o aperfeiçoamento do conjunto das peças que compõem os calibres de base. Esses componentes devem ser de alta qualidade e garantirem uma alta precisão, preservando ao mesmo tempo o savoir-faire dos artesãos.
Embora tenha sofrido evoluções técnicas ao longo dos tempos, o selo nunca perdeu o seu espírito de perfeição original e continua a ser uma mais-valia que significa qualidade e autenticidade.
Embora tenha sofrido evoluções técnicas ao longo dos tempos, o selo nunca perdeu o seu espírito de perfeição original e continua a ser uma mais-valia que significa qualidade e autenticidade.
Depois de ter gerido toda a actividade do Poinçon de Genève durante quase 123 anos, a Ecole d’Horlogerie de Genève passou em Outubro de 2009 o testemunho ao Timelab - Fondation du Laboratoire d’Horlogerie et de Microtechnique de Genève en octobre 2009, por votação do Grand Conseil de la République et Canton de Genève (Loi I 1 25).
O Poinçon do futuro
Para assinalar o 125º aniversário desta referência relojoeira, o Timelab vai revelar o novo Poinçon de Genève num evento a realizar a 9 de Novembro, no Bâtiment des Forces Motrices. Para que o selo siga as evoluções técnicas relojoeiras, o Timelab apresentará o novo regulamento técnico e administrativo, que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2012.
Mas, desde já, um novo logótipo e um certificado de origem "aniversário" sublinham 2011 como o ano dos 125 anos da instituição.
Sem comentários:
Enviar um comentário