quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Relógios Zenith recriam voos de Blériot
Em 1909, Louis Blériot atravessa a Mancha, a bordo do seu Blériot XI. Este arquétipo do avião monomotor dos inícios da aviação foi apresentado por estes dias no festival aéreo AIR14 Payerne, na Suíça, fazendo renascer as horas gloriosas do seu piloto, em cujo pulso havia sempre um relógio Zenith a acompoanhar as suas façanhas.
No último sábado, e perante 110 mil espectadores, o piloto Mikael Carlson recriou estes primeiros momentos da aviação militar suíça, aos comandos de um Mikael Carlson Blériot XI, um monomotor reconstituindo os aviões de há cem anos.
Utilizado para fins civis, mas sobretudo para fins militares, o avião é protagonista do primeiro looping, do primeiro voo através dos Alpes e de uma das primeiras largadas de para-quedistas. Foi com este avião que Blérito atravessou a Mancha, a 25 de Julho de 1909, gastando 37 minutos e com o seu Zenith no pulso.
Em 1912, é o próprio Blériot que diz: "Je suis très satisfait de la montre Zenith dont je me sers habituellement et je ne saurais trop la recommander aux personnes qui ont le souci de l’exactitude."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário