Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Torres Joalheiros apresentam na flagship da Avenida relógio Rolex Deepsea "D-blue"


aqui tínhamos falado dele. Mas ainda não tínhamos tomado contacto directo com um dos relógios de que mais se tem falado nos últimos tempos... O Rolex Deepsea com mostrador "D-blue" foi hoje a estrela da manhã num encontro organizado pela Torres Joalheiros para a imprensa na sua boutique Rolex na Avenida da Liberdade. Com um PVP de 10.830 euros, o novo Rolex tem tido uma procura grande junto dos clientes habituais ou de passagem da Torres Joalheiros, que acaba de receber os primeiros exemplares.

O Deepsea foi apresentado pela primeira vez ao público há 20 dias, em Nova Iorque, aquando da estreia do filme Deepsea Challenge 3D da National Geographic sobre a expedição ao ponto mais profundo do oceano pelo explorador e realizador James Cameron (Titanic, Avatar).

Esta declinação do modelo de mergulho extremo Rolex Deepsea é dotada de um mostrador “D-blue” com as cores das profundezas oceânicas. Este mostrador evoca, mediante um dégradé subtil que vai do azul nocturno ao preto mais intenso, a área submarina de penumbra na qual os últimos raios de luz da superfície desaparecem nas profundezas, relembrando assim a expedição Deepsea Challenge de James Cameron.

Em homenagem à parceria entre a Rolex e James Cameron, a inscrição "Deepsea" que figura no mostrador do relógio adopta a cor verde do submersível do realizador tal como é percebida debaixo de água.


O Rolex Deepsea tem caixa monobloco, de aço 904L, de 44 mm, com coroa e fundo de enroscar. Este último é de titânio. Válvula de hélio, luneta unidireccional, de liga de aço com nitrogénio, revestida de platina através de PVD, sistema Ringlock. Vidro abobadado, com 5,5 mm de espessura. Vem equipado com um calibre automático, da manufactura (Rolex 3135), com rotor Perpetual, espiral paramagnética Parachrom com curva Breguet e roda de balanço grande, de inércia variável e regulação de alta precisão através de parafusos de ouro Microstella. Cronómetro certificado COSC. Indicação de horas, minutos, segundos e data, esta com acerto rápido. Paragem de segundos para acerto fino. Bracelete de aço, com sistema de segurança no fecho Glidelock e ajustamento fino ao pulso Fliplock.


No dia 26 de março de 2012, o explorador e realizador James Cameron realizou um mergulho solo recorde até a profundidade de 10.908 metros sob a superfície do oceano Pacífico, no comando do submersível Deepsea Challenger. Ali permaneceu durante três horas para explorar, extrair amostras e filmar pela primeira vez, e em alta resolução, esta última fronteira.

Os cientistas calculam que 95% dos oceanos continuam inexplorados e guardam segredos sobre a origem da vida na Terra. As amostras extraídas durante esta expedição permitiram identificar pelo menos 68 novas espécies.

O filme documentário conta a aventura do Deepsea Challenge desde o seu início até ao último dos seus 13 mergulhos no Pacífico. "Esta expedição abriu as portas para uma nova era da exploração científica das grandes profundezas marinhas. Nenhum ser humano havia retornado aos confins da Fossa das Marianas desde 23 de janeiro de 1960, data na qual foi realizado o primeiro mergulho tripulado ao ponto mais profundo do oceano, no batiscafo Trieste", sublinha a marca. "E quando a humanidade se aventura a explorar novas fronteiras, seja por terra ou por mar, a Rolex entra em jogo."


"Os relógios Rolex estão ligados tanto à expedição do Trieste como à do Deepsea Challenger.", sublinha a manufactura relojoeira suíça. "Durante cada um destes dois mergulhos históricos, fixou-se à parte externa do submersível um relógio Rolex experimental que suportou uma colossal pressão submarina sem precedentes a quase 11 quilómetros de profundidade. As duas peças retornaram à superfície em perfeito estado de funcionamento, o que demonstra a supremacia da Rolex com relação à impermeabilidade."




Recorde-se que a Rolex desempenhou um papel pioneiro na conquista das profundidades, com a criação em 1926 do Oyster, primeiro relógio de pulso impermeável do mundo, a que se seguiram  relógios de mergulho profissionais como o Oyster Perpetual Submariner (1953), o Sea-Dweller (1967) e o Rolex Deepsea (2008).


Relógio de mergulho de nova geração, o Rolex Deepsea é impermeável até uma profundidade extrema de 3.900 metros. A sua caixa Oyster de 44 mm, reforçada pela arquitetura patenteada Ringlock System, foi projetada para superar as exigências mais elevadas dos mergulhadores profissionais. Estabelece novos padrões quanto a resistência, precisão, funcionalidade e fiabilidade.

O Rolex Deepsea é o relógio que James Cameron utiliza, e o que estava no seu pulso durante a sua expedição à Fossa das Marianas. Este relógio serviu também de referência para a criação do modelo experimental Rolex Deepsea Challenge, impermeável a 12.000 metros e que foi testado em condições reais durante o mergulho de James Cameron, fixado ao braço articulado do seu submersível.

Impressões finais sobre o Deepsea, colocado no nosso pulso? Equilíbrio de formas, tamanho não exagerado, mostrador com elegância subtil e toque de exclusividade, luneta a soar como devem soar as lunetas de grande qualidade, para uso em condições extremas ou... no dia-a-dia.

Sem comentários: