Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pedras e metais preciosos duplicaram exportações em ano recorde

Sob a égide da Portojóia, 22.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria (na EXPONOR, na próxima semana), um estudo da AEP enfatiza a relevância para a economia de um excedente comercial de quase 74 milhões de euros, em 2010.

Pela primeira vez em Portugal, e fazendo recuar a memória pelo menos duas décadas, os indicadores económicos nacionais da transacção internacional de pedras e metais preciosos ou semipreciosos e semelhantes, folheados ou chapeados de metais preciosos e suas obras, pérolas naturais ou cultivadas, bijutarias e moedas registaram em 2010 um excedente comercial de 73,95 milhões de euros.

Um desempenho que surge "em resultado de um aumento muito significativo" das exportações, cujo valor "praticamente duplicou" face ao registado no ano precedente (uma taxa de crescimento de 95,8%), e isto "pese embora o acréscimo ocorrido nas importações (mais 30,4%)".

As conclusões são do Gabinete de Informação Económica (GIE) da Associação Empresarial de Portugal (AEP), no último estudo sectorial dedicado às actividades relacionadas com a ourivesaria, a joalharia e a relojoaria, motivado pela realização da 22ª edição da PORTOJÓIA, certame que preencherá as vitrinas da EXPONOR – Feira Internacional do Porto na próxima semana, de quarta-feira a domingo.

Segundo a estatística compilada pela AEP, o sector exportou no ano passado 260,293 milhões de euros, contra 186,346 milhões de importações (um crescimento de 95,8%). A taxa de cobertura foi, pois, de 139,7% (uma subida de 46,7 pontos percentuais relativamente a 2009), o que, segundo o trabalho de análise do GIE, "atesta uma melhoria significativa da capacidade exportadora do sector".
Esta evolução "conduziu a uma subida considerável do peso das exportações do sector nas exportações totais nacionais (mais do que triplicou entre 2008 e 2010), reforçando, assim, a importância desta categoria de produtos nas exportações totais nacionais", pode ler-se no estudo em questão, que também nota a manutenção do peso das importações sectoriais nas importações totais do País (na ordem dos 0,3%), ao longo dos últimos cinco anos.

A fabricação de joalharia, ourivesaria e artigos similares tem raízes profundas na indústria portuguesa e é actualmente responsável por um volume de negócios de 160 milhões de euros (um global de 931 empresas – mais de 95% das quais não empregam mais que 10 trabalhadores, concentradas na região Norte (83,5%) - e quase três mil pessoas ao serviço).

A PORTOJÓIA - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria é o seu evento máximo. Onde se iniciam e fecham os grandes negócios da actividade e o local de apresentação aos profissionais das últimas colecções e novidades.

Tal como o sector, que tem sabido resistir e contornar tempos adversos (designadamente com a incorporação de factores tecnológicos de inovação e design e a introdução de novos materiais), o certame ressurge de fôlego renovado, graças às cerca de 170 empresas expositoras que compõem a edição deste ano, num número praticamente igual ao de 2010.

Mais uma vez, este ano, há o Prémio PORTOJÓIA Design , iniciativa aberta a estudantes e formandos de design de jóias, de produtos e de cursos de ourivesaria, e que, procurando distinguir a inovação e o design, faz a ponte prática entre a escola e o mercado. O tema desta edição é o Revivalismo e o concurso acolheu projectos de 21 candidatos.

No dia 21, há o habitual desfile PORTOJÓIA/Portugal Fashion (3.ª edição), às 20h00. Na passerele estarão as últimas colecções dos estilistas Ana Salazar, Fátima Lopes, Katty Xiomara, Teresa Martins, Carlos Gil, Elisabeth Teixeira, Hugo Veiga e Fernando Lopes, e, ainda, Andreia Oliveira. Os manequins exibirão jóias da Flamingo, Ouropa/Pedro Rosas, CA Jóias, Brijóia, Eugénio Campos, Topázio, António Marinho e LN Jóias, respectivamente.

A feira contará, novamente, com os espaços Criadores e Escola, responsáveis por duas das vertentes dinamizadoras. O primeiro tem a seu cargo fazer aparecer os nomes dos novos profissionais do mundo das jóias, dando a possibilidade de designers e autores de jóias divulgarem o seu trabalho. Filum Design e António Alves são os destaques desta edição.
O segundo, por sua vez, tem por desígnio fazer a aproximação entre as escolas e as empresas. A iniciativa mostra todo o potencial dos formandos no desenho e fabrico de jóias de adorno pessoal e peças decorativas. Contacto de Autor, Engenho & Arte, CINDOR e Soares dos Reis são as instituições presentes.
Eventos complementares
21 a 25 de Set.
Espaço de Lazer PORTOJÓIA
Local: Stand 6C60

21 de Set.
17h00 – Entrega de Prémios PORTOJÓIA DESIGN
Local: Gal. 6

18h00 - Visita do embaixador da Portojóia, Manuel Luís Goucha

19h30 – Momento Musical
Org.: Tempos de Vanguarda
Local: Gal. 6

20h00 – Desfile PORTOJÓIA/PORTUGAL FASHION
Local: Gal. 6
Com colecções dos estilistas Ana Salazar, Fátima Lopes, Katty Xiomara, Teresa Martins, Carlos Gil, Elisabeth Teixeira, Hugo Veiga e Fernando Lopes, e Andreia Oliveira. Os manequins exibirão jóias da Flamingo, Ouropa/Pedro Rosas, CA Jóias, Brijóia, Eugénio Campos, Topázio, António Marinho e LN Jóias.

22 de Set.
Fórum PORTOJÓIA (Centro de Congressos Exponor – Sala Henry Tillo)
Módulo I
10h00 – O Marketing e a Magia do Luxo
Orador: António Paraíso

Módulo II
11h30m - Seminário sobre a Ourivesaria nas Redes Sociais - o mundo dos “trendsetters” e o papel dos “bloggers” na ourivesaria
Oradores: FashionThinkers by Joana Campos Silva, Ânia Gonçalves
Nelson Costa, Vegas

Módulo III
14h30m - Interpretação da linguagem corporal, para identificar atitudes e comportamentos de forma a prever situações de perigo
Orador: Inspector-chefe Manuel Santos, da Directoria do Norte da Policia Judiciária

Módulo IV
16h00m – A inovação tecnológica através da I&D como Vector-chave para a internacionalização do sector de ourivesaria
Orador: Filipe Samuel Silva, Universidade do Minho

23 de Set.
15h00 - Workshop de Joalharia - Técnicas Básicas
Org.: Engenho & Arte
Local: Gal. 624

16h00 – Apresentação e sessão de autógrafos do livro “Ourar e Trajar”, de Manuel Rodrigues de Freitas
Local: Espaço de Lazer da PORTOJÓIA

18h00 - Workshop "Os metais preciosos - contrastes da Antiguidade aos nossos dias”
Org.: Engenho & Arte
Local: Gal. 624

24 de Set.
9h30 - Seminário sobre “Networking” e Redes Sociais
Org.: Helder Falcão
Local: Centro de Congressos Exponor

15h00 – Workshop de- Joalharia - Técnicas Básicas
Org.: Engenho & Arte
Local: Gal. 624

18h00 - Workshop sobre Peritagem e avaliação de metais nobres
Org.: Engenho & Arte
Local: Gal. 624
PORTOJÓIA 2011 – 22.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria
Data: de 21 a 25 de Setembro de 2011
Horário: das 10h00 às 20h00 (nos dias 21 e 22); das 10h00 às 22h00 (nos dias 23 e 24); e das 10h00 às 19h00 (no dia 25)
Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relógios, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança, “software”
Perfil do visitante: fabricantes, importadores, representantes e criadores (entrada interdita a menores de 14 anos)
Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto
N.º de expositores na última edição (directos): 171 (entre os quais representações de Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido)
N.º de visitas (profissionais) em 2010: 13.667

Sem comentários: